Um grave acidente envolvendo uma van escolar e um micro-ônibus deixou ao menos quatro crianças e um adulto feridos na manhã desta sexta-feira (7), no bairro Recreio São Jorge, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Uma das vítimas, uma adolescente de 16 anos, ficou presa nas ferragens e precisou ser resgatada pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. Segundo informações preliminares da Secretaria da Segurança Pública, o motorista “perdeu o controle após uma possível falha nos freios”. Esse condutor teve um corte no rosto e outro na perna. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital das Clínicas.

Imagens registradas pelo helicóptero da TV Globo mostram o resgate de pessoas que estavam na van escolar. Por conta do impacto da batida, a parte dianteira do veículo ficou destruída. O micro-ônibus foi atingido na parte traseira esquerda. Outras crianças que estavam na van receberam atendimento médico sentadas na calçada. Todas estão conscientes e passaram por uma triagem ainda no local do acidente para avaliar gravidade dos ferimentos.
De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, a van escolar levava crianças para colégios particulares. Nesta sexta, não há aulas nos colégios municipais, pois os professores, diretores e coordenadores estão reunidos para planejar o ano letivo de 2026. Os estudantes que estavam no veículo tem idade aproximada de 10 anos e estão matriculados na 5ª e 6ª séries. De acordo com a corporação, a van envolvida no acidente tem capacidade para 15 pessoas. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Guarulhos, o veículo “não apresentava nenhuma irregularidade”.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos oito equipes de resgate foram encaminhadas para o local. A Avenida Palmira Rossi, na altura do número 300, onde aconteceu o acidente, é uma ladeira íngreme. O trecho está interditado para facilitar o trabalho de resgate e a circulação de veículos foi interrompida na região. A polícia isolou a área para fazer a perícia e apurar as causas do acidente.
A Prefeitura de Guarulhos mobilizou as secretarias de Transporte e de Educação, além da Defesa Civil. “Ainda é cedo pra afirmar qualquer coisa. Estou cobrando das autoridades e, após a perícia, poderemos ter uma apuração do que houve. A prioridade neste momento são as vidas de quem se acidentou”, disse Lucas Sanches, prefeito de Guarulhos.
Com informações do portal g1.