A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as chuvas fortes que podem ocorrer até este sábado (8). O órgão reforça que a população deve evitar áreas conhecidas por alagamentos, tanto a pé quanto de carro, não se abrigar sob árvores durante tempestades e respeitar avisos dos painéis digitais instalados em vias e placas de sinalização em pontos críticos.

Segundo a Agência SP, do governo estadual, todo o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e a Defesa Civil mobilizará o gabinete de crise no sábado (8), que é o dia com maior potencial de tempo severo no estado. Instituições como o Corpo de Bombeiros, Arsesp, Artesp, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.
No estado de São Paulo, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas, além de microexplosões pontuais (são descargas violentas de ar que descem de nuvens de tempestade e atingem o solo em linha reta, espalhando ventos que podem ultrapassar 200 km/h).
A região de Campinas (SP) deve enfrentar chuvas intensas, raios, ventos fortes e possibilidade de granizo entre a noite desta sexta-feira (7) e o sábado (8), segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Segundo o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri, as condições do tempo são reflexo de um ciclone extratropical na costa da região Sudeste, “não diretamente do ‘centro de baixa pressão’, que é o núcleo do ciclone, mas da frente fria associada a ele”.
Segundo a Defesa Civil de Campinas, os ventos podem ultrapassar os 80 km/h na região. A prefeitura da metrópole reforçou que equipes estão de prontidão para atender a possíveis ocorrências da chuva. Potencial de tempestades mais severas é maior no sábado (8).
Sexta-feira (7): a partir da tarde, deve haver aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. À noite, há risco de tempestades isoladas com chuvas volumosas, alta incidência de raios, ventos entre 60 e 80 km/h e granizo. Temperatura máxima prevista de 32ºC.
Sábado (8): céu nublado, sensação de tempo abafado e tempestades podem ocorrer ao longo do dia. O potencial de tempestades mais severas é maior, com risco de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica. Temperaturas devem ficar entre 18 e 27°C.
Domingo (9): tempo firme retorna, com sol entre nuvens e temperaturas entre 15°C e 26°C. À noite, ventos moderados reforçam a sensação de frio.
Segunda-feira (10): tempo firme, com predomínio de sol e temperaturas entre 13 e 28°C.
Canais de emergência
199 – Defesa Civil (alagamentos, inundações, quedas de árvores)
118 – Emdec (emergências de trânsito)
193 – Bombeiros (situações de risco)
156 – Prefeitura (solicitação de poda ou extração de árvores)
Com informações do portal g1.