Geral - -
Ciclone extratropical causa rastro de destruição e deixa ao menos 18 desalojados em São Paulo
Termômetro da Política
Compartilhe:

O ciclone extratropical que segue se deslocando pelas áreas Sul e Sudeste do país gerou prejuízos no território paulista desde a sexta-feira (7) até este sábado (8). De acordo com a Defesa Civil do estado, o pico de velocidade do vento chegou a 109 km/h, resultando em 18 indivíduos sem abrigo devido ao evento atmosférico. A Defesa Civil estadual afirmou que o ciclone provocou um desabamento parcial de uma casa (por infiltração no solo) na capital paulista, região onde o fenômeno já deixou, ao menos, 11 desalojados.

Árvores foram derrubadas pela força dos ventos em São Paulo
Árvores foram derrubadas pela força dos ventos em São Paulo (Foto: Defesa Civil de São Paulo)

Em Taquarituba, no interior paulista, 20 quedas de árvores foram registradas, por volta das 01h30 deste sábado. Por conta das quedas de árvores, houve o destelhamento parcial da garagem de uma casa, além da interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns pontos da cidade. Ninguém se feriu.

Já no município de Getulina, também no interior do estado, duas quedas de árvores foram registradas e atingiram a fiação elétrica, na Rodovia Presidente João Goulart (BR-153) e na Rodovia Maximiliano Biondo Mengato. Em razão das ocorrências, a energia foi interrompida em alguns pontos da cidade e ninguém ficou ferido.

Leia também
Número de vítimas de tornado no Paraná sobe para 750; governador declara estado de calamidade

Em Marabá Paulista, no interior do estado, houve um destelhamento de uma residência e de um galpão. Não há registro de vítimas e cerca de quatro pessoas estão desalojadas. Já em Paraibuna, o ciclone provocou quedas de árvores, interrupção de energia elétrica e queda de um muro.

No município de Piracaia, foram registrados deslizamento de terra, queda de árvore e o destelhamento parcial de uma casa. Já em Amparo, houve alagamento em uma casa por conta do transborademtno de um esgoto. Três pessoas estão desalojadas na cidade.

Maiores rajadas de vento no estado nas últimas 24h

109km/h – Região de São José dos Campos;
93km/h – Região de Ourinhos;
82km/h – Litoral Norte;
80km/h – Região Metropolitana de São Paulo;
79km/h – Baixada Santista;
75km/h – Região de Bauru;
70km/h – Região de São José do Rio Preto;
60km/h – Região de Ribeirão Preto e Barretos

Gabinete de emergência

A Defesa Civil do estado montou um gabinete de emergência que passou a funcionar neste sábado (8) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, por conta da passagem do ciclone extratropical. O gabinete terá a participação do Corpo de Bombeiros, de secretarias estaduais e das concessionárias de energia elétrica, com o objetivo de agilizar o monitoramento em tempo real e o restabelecimento de serviços essenciais em caso de danos.

A Defesa Civil também emitiu um aviso de risco para todo o estado e orientou a população a evitar locais abertos, áreas alagadas e proximidade com árvores durante o período de ventos fortes.

Alerta da Enel

A Enel Distribuidora de energia em São Paulo emitiu, na sexta-feira (7), um alerta de chuvas intensas e ventos fortes para este sábado (8) e nos próximos dias. Segundo a empresa, devido à formação de um ciclone extratropical que se desloca do sul do país para o Estado de São Paulo, foi mobilizada a ativação de um plano de contingência. O pré-alerta foi aberto às 9h30 de sexta e permanece válido por 72 horas. A companhia reforçou as equipes e, segundo a Enel, os “times estão em prontidão para atender eventuais ocorrências.”

Com informações da CNN.

Compartilhe:
Palavras-chave
ciclonesão paulo