Donativos estão sendo arrecadados para auxiliar os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A cidade foi atingida por um tornado na tarde de sexta-feira (7) e, segundo a Defesa Civil, 90% dela ficou destruída. Na região, seis pessoas morreram e pelo menos 750 ficaram feridas, segundo o Governo do Estado. Cinco mortes aconteceram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. O número exato de desabrigados e desalojados no estado ainda está sendo levantado, mas segundo balanço preliminar da Defesa Civil, milhares de pessoas tiveram que sair de casa devido aos estragos dos temporais.

A Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu está recebendo doações em dinheiro. A chave pix é 95.587.770-0001-99.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está recebendo água potável, alimentos não perecíveis, roupas e calçados em boas condições. As doações podem ser entregues em qualquer unidade da PRF no Paraná.
A sede estadual do Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) está recebendo alimento não perecíveis, roupas e materiais de limpeza. As doações podem ser feitas neste sábado e domingo, das 10h às 12h, e de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A sede fica na Rua Hermes Fontes, 315, no bairro Batel, em Curitiba.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paraná e a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) estão arrecadando dinheiro. É possível doar por pix na chave da CAA-PR: 766889360001-19.
Leia também
Simepar confirma três tornados no Paraná com velocidades de até 330 km/h após análise no local
A Prefeitura de Curitiba está recebendo doações de água, alimentos e roupas. O Disque Solidariedade vai estar aberto, excepcionalmente, neste domingo (9), das 8h às 12h, para receber doações. O espaço fica na sede da FAS, no Campo Comprido, na Rua Eduardo Sprada, 4.520. A partir das 8h de segunda-feira (10), as doações também poderão ser entregues nos núcleos da Fundação nas Ruas da Cidadania, nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e nos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).
O Ginásio dos Bancários Laranjeiras do Sul também está recebendo donativos. O local fica na Avenida Santos Dumont.
Em Cascavel, doações podem ser entregues neste domingo (9), entre 14h e 18h, nas sedes da Prefeitura (Rua Paraná, nº 5000) e Defesa Civil (R. Martin Afonso de Souza, 590).
Em Pato Branco, os pontos de coleta são o batalhão do Corpo de Bombeiros e a Expopato, que está com caminhões da Assistência Social.
Em Fazenda Rio Grande, as doações podem ser feittas a partir de segunda-feira, das 8h às 17h, na sede da Assistência Social (Rua Ten. Sandro Luiz Kampa, 182).
No sábado (8), o governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e o prefeito do município disse que a cidade terá que ser reconstruída.
O tornado que passou pela cidade se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país e também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em alerta.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado atingiu o índice EF3, com ventos de até 330 km/h. O nível é medido pela Escala Fujita Aprimorada (EF), que avalia a intensidade dos ventos. O meteorologista Samuel Braun explicou o nível de destruição registrado na cidade contribuiu para a classificação da intensidade do tornado. Também foram realizadas análises em radares meteorológicos e imagens aéreas.
Com informações do portal g1.