A divulgação do gabarito oficial das questões objetivas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi confirmada para quinta-feira (13), na seção Provas e Gabaritos da página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio veio do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), em coletiva realizada na sede do Inep na noite deste domingo (9), logo após o encerramento das provas iniciais.

A data antecipa o prazo previsto no edital, que previa a liberação até o décimo dia útil após a segunda etapa, ou seja, até 28 de novembro. No dia 13, os cerca de 3,51 milhões de inscritos poderão verificar suas respostas nas 90 questões aplicadas: 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação dissertativo-argumentativa sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.”
As provas, com duração de cinco horas e meia, foram realizadas em 164.906 salas distribuídas por 1.805 municípios das 27 unidades da Federação, sob forte esquema de segurança e logística coordenado pelo Inep.
O segundo dia de aplicação, com 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, química e física), está marcado para o domingo seguinte (16), com igual duração de cinco horas. O prazo para solicitar reaplicação – para afetados por falhas logísticas ou doenças infectocontagiosas – vai de 17 de novembro até as 12h de 21 de novembro, via Página do Participante no portal do Inep com login Gov.br, com análise individual pelo instituto.
No Pará, as provas em Belém, Ananindeua e Marituba serão adiadas para 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30 na capital paraense. A reaplicação geral para casos previstos no edital ocorrerá em 16 e 17 de dezembro. Os resultados finais saem em janeiro de 2026, com data a confirmar pelo Inep.
Para treineiros, a liberação vem cerca de 60 dias após o geral, exclusivamente para autoavaliação na Página do Participante. A vista pedagógica da redação, permitindo verificação das competências avaliadas, segue prazo similar.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Anualmente, a aplicação ocorre em dois dias.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado para a conclusão do ensino médio. Neste ano, mais de 98 mil estudantes maiores de 18 anos solicitaram a certificação pelo exame. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Fonte: Agência Brasil