A Valve surpreendeu fãs de jogos ao confirmar o retorno do Steam Machine, hardware híbrido que funciona como PC e console, acompanhado de uma versão atualizada do Steam Controller, em anúncio que faz parte de uma série de novidades sobre equipamentos nesta terça-feira (11). Os produtos, sem preço revelado, serão oferecidos em versões de 512 GB e 2 TB, individualmente ou em kit com o controle, com lançamento previsto para algum momento de 2026.

A novidade chega 10 anos após o lançamento original do Steam Machine em novembro de 2015, considerado um fracasso comercial, que visava entregar um PC compacto rodando SteamOS para uma experiência similar a consoles. A linha foi descontinuada em 2018, mas a empresa agora aposta em um modelo seis vezes mais potente que o Steam Deck, com CPU AMD Zen 4 6C/12T semi-personalizada até 4,8 GHz (TDP de 30 W), GPU AMD RDNA3 semi-personalizada com 28CUs até 2,45 GHz (TDP de 110 W), suporte a 4K a 60 FPS com FSR, ray tracing, 16 GB de DDR5 e 8 GB de VRAM GDDR6. O dispositivo inclui SSD de 512 GB ou 2 TB, slot micro SD para expansão, fonte interna de 110-240 V, DisplayPort 1.4 (até 4K 240 Hz ou 8K 60 Hz, com HDR, FreeSync e daisy-chain), HDMI 2.0 (até 4K 120 Hz, com HDR, FreeSync e CEC), Ethernet 1 Gbps, USB-C 10 Gbps (3.2 Gen 2), quatro portas USB-A (duas frontais USB3, duas traseiras USB2), Wi-Fi 6E 2×2 com antena BT dedicada e rádio integrado do Steam Controller em 2.4 GHz.
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Funciona com outros controladores, acessórios e periféricos de PC; ativação com o Steam Controller; executa o SteamOS; experiência de usuário familiar e voltada para jogos; suspensão/retomada rápida; salvamento na nuvem Steam e todos os outros recursos Steam que você esperaria; barra LED personalizável; personalize com cores e animações; reflete o status do sistema (por exemplo, downloads, inicialização, atualização).
O Steam Controller, compatível com PCs Windows/Mac/Linux, laptops, iOS/Android (via Steam Link), Steam Deck, Steam Machine e Steam Frame, oferece três modos de conexão: Puck pré-emparelhado com wireless proprietário de baixa latência (~8 ms ponta a ponta, polling de 4 ms a 5 m, até 4 controles por Puck), Bluetooth ou USB com fio. Bateria recarregável de íon-lítio dura mais de 35 horas, carregando via Puck ou USB. Inclui joysticks magnéticos (TMR) com toque capacitivo, senso de aderência para ativar/desativar giroscópio, haptics HD com quatro motores (dois LRA nos trackpads para feedback tátil HD, dois LRA de alta potência nas alças para vibração em jogos). Lista completa de entradas: ABXY, D-pad; gatilhos L/R, bumpers L/R; sticks magnéticos (TMR); botões View/Menu/Steam/QAM; 4 botões de punho atribuíveis; 2 trackpads com feedback háptico; sensibilidade à pressão para força de clique configurável; IMU de 6 eixos; sensor de punho capacitivo.
“Estamos muito felizes com o sucesso do Steam Deck, e os jogadores de PC continuam pedindo ainda mais maneiras de jogar todos os ótimos títulos em suas bibliotecas Steam. Nosso trabalho ao longo dos anos em outros hardwares e, mais importante ainda, no SteamOS permitiu que o Steam Controller, o Steam Machine e o Steam Frame fizessem exatamente isso”, disse Gabe Newell, chefe da Valve.
É uma jogada intrigante no contexto do aumento do foco em híbridos de console/PC por parte de várias empresas de hardware para jogos. A Microsoft, por exemplo, está prestes a lançar um Xbox de última geração que, ao que tudo indica, é basicamente um PC com aparência de console. Será interessante ver como a entrada da Valve nessa disputa vai agitar as coisas.
Com informações do portal IGN.