A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na terça-feira (18), para outorga do título de cidadania paraibana ao padre Mário Costa Silva, homenagem proposta pelo presidente da casa, deputado Adriano Galdino. Na justificativa da homenagem, o presidente Adriano Galdino destacou a importância da contribuição do Padre para o fortalecimento da Igreja Católica na Paraíba. “O padre Mário, por onde passa, representa acima de tudo a Igreja”, disse o deputado estadual João Gonçalves (PSB).

“Natural de Sobra, no Ceará, Padre Mário chegou à Paraíba há 15 anos, ainda seminarista. Aqui construiu aqui não apenas sua caminhada sacerdotal, mas também uma história de dedicação às comunidades onde passou, de Alhandra e Sapé ao interior do Estado, até retornar a João Pessoa, onde hoje é pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Treze de Maio, e integra a Comunidade Shalom”, disse Adriano Galdino.
“Este título de cidadão paraibano representa, portanto, o reconhecimento do povo da Paraíba a alguém que não nasceu aqui, mas que escolheu este Estado para plantar sementes de solidariedade, inclusão e respeito. Padre Mário assumiu como missão tornar a nossa Paraíba um lugar mais justo para todos, e cumpre essa missão todos os dias, com humildade, firmeza e amor”, afirmou o presidente da casa.
Veja também
Haddad critica PL Antifacção aprovado na Câmara por enfraquecer PF e Receita Federal
“A Paraíba me deu tudo, porque ela me deu sacerdócio”, disse, emocionado, o homenageado. “Meu coração hoje se alegra imensamente de poder dizer que sou paraibano, afirmar de fato e de direito que sou paraibano”, acrescentou o padre.
Ao presidir a solenidade, o deputado João Gonçalves (PSB) destacou o caráter humanista e carismático do sacerdote. Para ele, o padre Mário representa mais que liderança religiosa — ele simboliza compromisso com as pessoas. “Ele [o Padre Mário] representa o cidadão humanista, carismático. As paróquias que ele assume crescem, se desenvolvem. Ele é um padre que tem, acima de tudo, o respeito e a admiração de todos”, afirmou João Gonçalves.
Além da homenagem ao Padre Mário, também foi realizada uma sessão especial para debater a importância histórica, social e religiosa da vida e obra do Padre José Coutinho, O Padre Zé Coutinho, conhecido como “Pai dos Pobres”, bem como impulsionar e fortalecer o processo de sua beatificação e futura canonização junto ao Vaticano em homenagem às suas notáveis ações de caridade e dedicação aos mais necessitados em todo o Estado da Paraíba.
O deputado Hervázio Bezerra reforçou a relevância da tarde, que uniu reconhecimento e memória. “Hoje é um dia histórico para esta Casa, sem nenhuma dúvida. Primeiro, pelo título de cidadania a um padre que tem um carisma invejável, basta ver quantos paroquianos estão aqui. É uma figura pública, com a capacidade de unir”, disse o parlamentar. Ao falar sobre o padre José Coutinho, lembrou sua relação pessoal com o religioso. “Minha mãe, saudosa dona Antonieta, foi professora no Instituto Padre Zé. Eu o conheci muito. Ele era de uma grandeza espiritual que nos faz falta. Estamos praticando hoje um ato de justiça”, disse Hervázio Bezerra.
Entre os presentes, os depoimentos reforçavam o impacto comunitário do homenageado. A jornalista Denise Delmiro, paroquiana da comunidade que o padre coordena, falou sobre o cuidado diário que ele dedica ao bairro 13 de Maio. “O padre Mário é um homem maravilhoso, muito bom, que tem um carinho enorme por sua comunidade. Ele luta pela melhoria da vida das pessoas. Desde uma obra na igreja até ações que mudam a vida do bairro, ele pensa sempre no bem-estar de todos”, contou Denise Delmiro. Para ela, o reconhecimento da ALPB apenas oficializa o que os fiéis já sabiam: “Ele já era paraibano de coração. Agora será de verdade.”
Ao falar sobre sua missão, o padre destacou também sua atuação na Comunidade Shalom. “Trabalhamos muito com jovens e crianças, tanto na evangelização quanto em ações sociais. E é bom poder viver isso junto à minha vida de pároco. É um desafio, porque o Shalom é uma vocação específica, mas é um chamado que vivo com alegria”, explicou.
Antes de encerrar sua fala, padre Mário expressou gratidão pela honraria concedida por todos os parlamentares. “A minha gratidão ao deputado Adriano Galdino por esse reconhecimento. A gente fica feliz de saber que pôde contribuir de algum modo, que o trabalho foi visto. Estar aqui é sentir-se abraçado novamente pelo povo paraibano, que me acolheu uma vez e hoje me abraça outra vez”, disse o padre Mário.
Fonte: ALPB