Geral - -
Contran aprova resolução que acaba com obrigatoriedade de autoescola para obter CNH; confira o que muda
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Conselho Nacional de Trânsito aprovou nesta segunda-feira (1º) resolução que altera o processo para emissão da Carteira Nacional de Habilitação, eliminando a exigência de frequência em autoescola para realização das provas de direção. A mudança, segundo o Ministério dos Transportes, pode baratear em até 80% o valor total para tirar o documento.

Motorista deve estar incluído no CadÚnico para ter acesso ao benefício da CNH
Mudança pode baratear em até 80% o valor total para tirar o documento (Foto: Bárbara Batista/Agência Senado)

As normas entram em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União. A inscrição para o processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online, gratuitamente. Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Leia também
PF aponta dolo do BRB na tentativa de dar “sobrevida” ao Banco Master para evitar liquidação antes da compra

Outro ponto alterado é a carga horária mínima de aulas práticas, que cai das atuais 20 horas-aula para 2 horas. O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas. Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas.

Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH. Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran. Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente. A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
cnh