Capturar o espírito cultural e as tendências para o ano à frente é um negócio complicado. Mas todo ano, o Pantone Color Institute escolhe uma cor para fazer exatamente isso. E ele se decidiu por um tom de branco, “Cloud Dancer”, como sua Cor do Ano para 2026.

O instituto, que é considerado uma autoridade líder em cor, prevendo tendências e aconselhando marcas, descreveu o tom como “um branco ondulante e equilibrado imbuído de um sentimento de serenidade”.
À medida que o domínio da tecnologia na vida cotidiana se intensifica, Cloud Dancer representa uma “influência calmante em uma sociedade frenética, redescobrindo o valor da consideração medida e da reflexão tranquila”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto.
Leia também
AGU recorre a Gilmar Mendes contra limitação de impeachment de ministros do STF
A cor é “associada a novos começos” e “significa nosso desejo por um recomeço”, disse Eiseman.
Para a equipe de especialistas do instituto, tudo é filtrado através das lentes da cor. Então, todo ano desde 1999, o programa busca “destacar como o que está acontecendo em nossa macrocultura em um momento no tempo é expresso através da linguagem da cor”, disse Laurie Pressman, vice-presidente do instituto, à CNN.
Para escolher uma cor do ano, eles peneiram referências culturais, políticas e de estilo atuais, decidem por uma família de cores e então se concentram no tom preciso — prestando atenção especial ao seu nome também.
“O nome da cor é crítico. No minuto em que você ouve um nome descrevendo a cor, você instantaneamente conjura uma imagem”, disse Pressman.
Esse tom preciso de branco, com seu “equilíbrio igual de subtons frios e quentes”, foi cuidadosamente escolhido, acrescentou ela.
“Se tivéssemos optado por um branco que fosse mais opticamente brilhante, não só isso tira o sentimento natural e a honestidade e autenticidade que estamos procurando… ele quase fala de esterilidade e isolacionismo, porque é frio”, disse ela.
Enquanto diferentes tons de branco há muito tempo são onipresentes na moda, Cloud Dancer especificamente incorpora silhuetas ondulantes e tecidos naturais como penas, disse Eiseman.
Algumas dessas tendências já estão em evidência. Muitas penas apareceram no Met Gala deste ano, incluindo, de forma mais memorável, no trem de 18 pés de comprimento do vestido branco extraordinário de Diana Ross. O vestido Louis Vuitton de Emma Stone no Festival de Cinema de Veneza apresentava uma bainha bolha, enquanto a cantora e compositora Rosalía favoreceu designs flutuantes, limpos e brancos ao promover seu álbum aclamado pela crítica “Lux” no mês passado.
E no design de interiores, Eiseman descreve Cloud Dancer como sendo “clareza sem frieza, estrutura sem severidade”, combinando bem com materiais naturais como madeira e pedra.
Escolhas anteriores para a Cor do Ano da Pantone incluíram a Mocha Mousse de 2025, “um marrom suave infundido com um calor sensorial e reconfortante”, e Peach Fuzz, “um tom leve e frutado que conjura paz e serenidade”, em 2024.
Fonte: CNN