Uma grande operação deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo nesta quinta-feira (4) tem como alvo uma organização criminosa estruturada para a lavagem de dinheiro, atuando como um “serviço” especializado para o crime organizado. As investigações apontam para indícios de ligação direta com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), utilizando o esquema para ocultar recursos obtidos por meio de tráfico de drogas, estelionato e jogos de azar.

Cerca de cem policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) foram mobilizados para cumprir seis mandados de prisão e 48 de busca e apreensão em endereços localizados na capital paulista e em cidades da Grande São Paulo.
Segundo a polícia, a rede criminosa operava com uma divisão de tarefas bem definida, organizada em três núcleos principais para garantir o funcionamento do esquema:
Coletores: Responsáveis pela arrecadação dos valores ilícitos na origem.
Intermediários: Encarregados de movimentar e ocultar os recursos arrecadados.
Beneficiários finais: Aqueles que recebiam o dinheiro após o processo de legitimação.
Além das prisões e buscas, a Justiça acatou o pedido dos investigadores para um amplo sequestro de bens e bloqueio de ativos. A medida inclui 49 imóveis, três embarcações e 257 veículos registrados em nome dos alvos da investigação.
O bloqueio atingiu ainda as finanças dos envolvidos, com o congelamento das contas bancárias de pelo menos 20 pessoas físicas e outras 37 jurídicas que faziam parte da teia da lavagem de dinheiro.
Com informações do portal g1.