O monumento de 24 metros que simula a Estátua da Liberdade, localizada em frente à loja Havan em Guaíba, foi totalmente destruído em sua parte superior após desabar durante a forte tempestade que atingiu a cidade na segunda-feira (15).

A estrutura perdeu a cabeça e o corpo da estátua ficou inclinado sobre o pedestal, com fragmentos espalhados pelo estacionamento. A base segue íntegra e não há registros de vítimas.
A Havan informa que “todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)” e que “a área foi imediatamente isolada”. Nas próximas horas, a equipe de obras deve iniciar os trabalhos para a retirada da estrutura.
Veja também
PF prende desembargador federal na 2ª fase da Operação Unha e Carne
A obra foi instalada em 2020, por ocasião da abertura da loja, e, somada ao pedestal, alcança 35 metros de altura total.
Roselaine Melo estava em sua residência quando recebeu um vídeo que registrava a queda da estátua e resolveu ir até o local.”Vi ela toda no chão. Ela chegou a inclinar, caiu, espatifou”, comenta.
Ao menos 28 municípios do Rio Grande do Sul reportaram danos à Defesa Civil do RS por conta do temporal que atingiu o estado.Rajadas de vento de 96,3 km/h foram registradas em Canoas. Em Passo Fundo, o vento atingiu os 99,9 km/h, e em Porto Alegre aos 83,3 km/h.
“NOTA À IMPRENSA
A Havan informa que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira, 15, em decorrência de fortes rajadas de vento que causaram danos e prejuízos em toda região.
Na ocasião, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido alerta vermelho, com registro de ventos superiores a 90 km/h.
Não houve feridos e danos a terceiros. A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.
A Estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura. A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020.
A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas.”
Com informações do portal g1.