Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, enfrenta fortes chuvas desde a madrugada desta quarta-feira (17), que provocaram alagamentos intensos no Centro da cidade e levaram a medidas emergenciais por parte da prefeitura. De acordo com a Defesa Civil municipal, foram registrados mais de 60 mm de chuva em apenas uma hora e 150 mm nas últimas 24 horas. Às 7h29, o órgão emitiu alerta extremo para risco de deslizamento na região do Quitandinha.

As aulas foram suspensas em toda a rede municipal de ensino, e moradores de áreas de risco foram deslocados para locais seguros. O transporte público chegou a ficar suspenso por quase 2 horas. As escolas que funcionam como pontos de apoio permanecem abertas para abrigar a população afetada.
Imagens enviadas por moradores mostram ruas da região central completamente alagadas, como a Praça do Pedro, ao lado da Rua do Imperador — a principal via da cidade. No Centro Histórico, comerciantes fecharam as portas e subiram mercadorias para evitar prejuízos.
Leia também
Correios acumularam alertas internos sobre risco de rombo desde 2023, revelam documentos
Em bairros como Independência e São Sebastião, sirenes foram acionadas por protocolo de risco de deslizamento. Equipes da Defesa Civil monitoram os efeitos da chuva desde as 5h.
“Promovemos avisos à população por meio das sirenes e abrimos pontos de apoio em regiões como Quitandinha, Thouzet, 24 de Maio, Vila Felipe, Alto da Serra e Independência. Também orientamos a suspensão do transporte público no 1º Distrito e o fechamento do comércio no Centro Histórico para proteger a população”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes.
A Defesa Civil reforça que os moradores devem acompanhar os alertas oficiais e evitar sair de casa sem necessidade. A orientação é que a população evite deslocamentos, não enfrente áreas alagadas e fique atenta a sinais de deslizamento. Em caso de emergência, o telefone é 199.
Centro (Imperador, Porciúncula, Caldas Viana, Benjamin Constant, Washington Luiz, Koeler e Roberto da Silveira); Coronel Veiga; Ponte Fones; Castelânea (Olavo Bilac); Montecaseros; 7 de Abril; Sargento Boening; Chácara Flora; Alto da Serra (R. Teresa, R. Padre Feijó); Bingen.
Com informações do portal g1.