A Cloudflare enfrentou problemas técnicos no início da tarde desta sexta-feira (19), resultando em dificuldades de acesso para usuários de vários sites e aplicativos que dependem de sua infraestrutura. Por volta das 12h (horário de Brasília), a empresa publicou em seu site oficial que estava “investigando problemas intermitentes com o desempenho da rede” e alertou que clientes poderiam “observar erros inesperados”.

Em atualização às 14h35, informou que “uma correção foi implementada e estamos monitorando os resultados”.
O Downdetector registrou picos de reclamações sobre a Cloudflare nesta manhã, com maior volume por volta das 8h45 e das 12h00. Plataformas como Discord, X, YouTube e alguns aplicativos bancários também apresentaram queixas de instabilidade.
Leia também
Comissão do Congresso Nacional aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões para emendas parlamentares
Essa não é a primeira ocorrência recente: em 18 de novembro, uma falha na Cloudflare impactou serviços como X (antigo Twitter), ChatGPT, Amazon e Canva, conforme monitoramento do Down Detector.
Fundada em 2009, a empresa americana atua como intermediária entre o navegador do usuário e os servidores dos sites, oferecendo proteção contra ataques, aceleração de carregamento e maior confiabilidade.
“Ele organiza o tráfego, acelera o carregamento das páginas e protege contra ataques. Quando uma pessoa acessa um site ela passa pelo servidor da rede global do Cloudflare, que tem servidores no mundo todo, faz cache [salva uma cópia] de conteúdos e filtra tráfego malicioso”, descreve Muniz.
O sistema opera por meio de uma CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), que espalha cópias de dados em servidores globais para reduzir o tempo de transmissão de informações.
Com informações da CNN.