Vince Zampella, que cocriou a popular série de videogames Call of Duty, morreu em um acidente de carro na Califórnia, aos 55 anos. A morte de Zampella foi confirmada pela Electronic Arts, que é dona da Respawn Entertainment, estúdio de jogos que ele cofundou.

O influente desenvolvedor de videogames viajava em uma Ferrari com outra pessoa, quando o veículo saiu da pista e pegou fogo em uma rodovia em Los Angeles no domingo.
“Esta é uma perda inimaginável, e nossos corações estão com a família de Vince, seus entes queridos e todos aqueles tocados pelo seu trabalho”, um porta-voz da Electronic Arts disse à BBC.
Autoridades afirmaram que a pessoa no banco do passageiro do veículo foi ejetada enquanto o motorista permaneceu preso. Não está claro se Zampella estava dirigindo o carro e quem era a outra pessoa dentro dele.
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Ambas as pessoas dentro do veículo morreram.
“Por razões desconhecidas, o veículo saiu da pista, colidiu com uma barreira de concreto e ficou completamente envolvido em chamas”, a California Highway Patrol disse em um comunicado à BBC.
Zampella criou Call of Duty com seus colaboradores de longa data Jason West e Grant Collier em 2003.
Parcialmente inspirado por eventos da Segunda Guerra Mundial, o jogo vendeu mais de 500 milhões de cópias, tornando os donos da Microsoft, a Activision, uma das empresas de jogos mais lucrativas. Ele também gerou um filme live-action que está por vir.
A franquia Call of Duty não foi seu único sucesso. Ele também estava por trás de outros jogos amplamente populares, incluindo Medal of Honor, Titanfall e Apex Legends.
O jornalista e apresentador do Game Awards, Geoff Keighley, que escreveu um livro sobre a criação de Titanfall, chamou Zampella de “querido amigo” em uma postagem no X e de “executivo visionário” que “nunca vacilou em seu compromisso com a honestidade e transparência”.
“Enquanto ele criou alguns dos jogos mais influentes da nossa época, eu sempre senti que ele ainda tinha o seu maior por vir”, ele disse. “É de partir o coração que nunca vamos poder jogar.”
“Ele realmente se importava com a experiência do jogador”, Keza MacDonald, a editora de videogames do Guardian, disse ao BBC Newshour.
“Ele se importava em fazer jogos, se importava com como as pessoas se sentiam ao jogar e isso realmente transparecia toda vez que você falava com ele.”
Em 2010, Zampella e West foram demitidos da Activision, que publica os jogos Call of Duty, e o par ficou subsequentemente envolvido em uma longa disputa com a empresa, que eles resolveram fora dos tribunais em 2012.
Na Electronic Arts, Zampella trabalhou em Battlefield 6, que é visto como um concorrente direto de Call of Duty.
A Infinity Ward, a empresa americana que desenvolveu Call of Duty, disse que Zampella “sempre terá um lugar especial na nossa história”.
“O seu legado de criar entretenimento icônico e duradouro é imensurável”, a empresa disse em um comunicado no X.
Reportagem da BBC.