Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, as praias cariocas tornam-se o principal destino de lazer na cidade. No entanto, para assegurar que o espaço seja aproveitado por todos, a Prefeitura do Rio tem reforçado o cumprimento de leis e decretos municipais que estabelecem normas para banhistas, esportistas e comerciantes. O objetivo das medidas é evitar conflitos e garantir a ordem em um dos ambientes mais frequentados do município.

No que diz respeito ao lazer sonoro, o uso de caixas de som diretamente na areia é proibido para garantir o sossego coletivo. A orientação oficial é que frequentadores utilizem fones de ouvido caso desejem escutar música. O uso de aparelhos sonoros é restrito aos quiosques, que devem seguir normas específicas, como o limite de horário para apresentações ao vivo ou música, permitido apenas entre 12h e 22h. Estabelecimentos que descumprirem as regras podem ser multados em R$ 1 mil na primeira infração, R$ 2 mil na segunda, e correm o risco de ter a licença cassada em caso de reincidência.
Leia também
Chuvas fortes colocam São Paulo em estado de atenção; 31 mil imóveis ficaram sem luz
A prática de esportes tradicionais, como a altinha e o futvôlei, também possui regulamentação rigorosa. A altinha é proibida perto da água entre 8h e 17h, período em que a atividade só pode ser realizada próxima ao calçadão. Fora desse intervalo, a prática é liberada, desde que não atrapalhe os outros banhistas. Da mesma forma, redes de futvôlei não podem ser instaladas próximas à água e devem ocupar apenas locais autorizados pela prefeitura. No calçadão, a circulação e o estacionamento de ciclomotores, patinetes motorizados e veículos similares estão proibidos desde maio por decreto municipal.
A presença de animais e a gestão de resíduos completam as normas de conduta na orla. Passear com cachorros é permitido, desde que o animal esteja na guia e, dependendo da raça e porte, utilize focinheira, ficando o tutor responsável pela limpeza e controle do animal. Sobre a limpeza urbana, a prefeitura solicita a colaboração dos frequentadores para que recolham o próprio lixo e utilizem os recipientes dispostos na orla. Em apelo recente, o prefeito Eduardo Paes (PSD) reforçou que o apoio da população é fundamental para a manutenção da limpeza das praias.
Com informações de portal g1.