Geral - -
Chuvas fortes colocam São Paulo em estado de atenção; 31 mil imóveis ficaram sem luz
Termômetro da Política
Compartilhe:

A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde da segunda-feira (29) devido às fortes chuvas. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Climáticas da Prefeitura de São Paulo, as regiões Norte, Leste e Oeste são as mais afetadas e permanecem sob alerta. O fenômeno é resultado de áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor intenso com a entrada da brisa marítima, o que gera chuvas isoladas de intensidade variável em diversos pontos do município.

Regiões Norte, Leste e Oeste da capital estão em alerta, de acordo com o CGE (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Além da chuva, as condições meteorológicas indicam um potencial para rajadas de vento que podem superar os 50km/h. Esse cenário climático já causou impactos diretos na infraestrutura da região metropolitana. De acordo com o boletim divulgado pela concessionária Enel, às 18h55, o fornecimento de energia elétrica estava interrompido em 31.699 imóveis na Grande São Paulo.

Leia também
Donald Trump confirma primeiro ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela

O CGE reforça que as áreas de instabilidade podem se deslocar e manter o risco de novas inundações ao longo da noite. As autoridades recomendam que a população evite transitar em ruas alagadas e, caso a chuva tenha causado inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. É essencial permanecer em lugares seguros e, se necessário, solicitar ajuda imediata. Outra orientação importante é manter-se longe da rede elétrica e não parar debaixo de árvores, buscando abrigo em casas e prédios.

Para minimizar transtornos, os cidadãos devem planejar suas viagens com antecedência, reduzindo a possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por vias bloqueadas. Em caso de dúvidas sobre a situação do trânsito nas principais vias, é possível entrar em contato com a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pelo número 156 ou consultar as informações atualizadas diretamente no site da companhia.

Com informações de portal g1.

Compartilhe:
Palavras-chave
chuvasão paulo