Geral - -
Governador João Azevêdo entrega premiação a 3.307 professores e 229 escolas por avanços na aprendizagem
Termômetro da Política
Compartilhe:

O governador João Azevêdo (PSB) entregou, na manhã desta quarta-feira (14), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, as premiações do “Professor Nota 1000” e do “Escola Nota 1000”. Nesta edição, foram contemplados 3.307 professores e 229 escolas, com investimento superior a R$ 56 milhões, beneficiando diretamente 6.598 profissionais e colaboradores vinculados às unidades escolares premiadas.

"É um reconhecimento a todos os que se dedicaram para fazer uma melhor escola pública", destacou o governador João Azevêdo
“É um reconhecimento a todos os que se dedicaram para fazer uma melhor escola pública”, destacou o governador João Azevêdo (Foto: Divulgação/Secom-PB)

A iniciativa do Governo da Paraíba reconhece práticas pedagógicas que promovam avanços na aprendizagem dos alunos da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. Durante a solenidade, João Azevêdo destacou os resultados alcançados na educação paraibana. Nos anos iniciais, a taxa de aprovação subiu de 95,5% para 98,4%, enquanto nos anos finais passou de 82,2% para 97%. A reprovação nos anos iniciais caiu de 3,3% para 1,4%, e a evasão de 1,2% para 0,1%. Nos anos finais, a reprovação reduziu de 12,9% para 2,5%, e a evasão de 4,9% para 0,4%.

“Que alegria começar o dia reconhecendo um grande trabalho que é feito nas escolas, além daquele que se faz enquanto sistema de educação. Na Paraíba, a nossa Gestão potencializa ainda mais as conquistas da educação, porque incentivamos professores e servidores a desenvolver atividades complementares ao nosso sistema de ensino para que haja avanços na relação ensino-aprendizagem. É um reconhecimento a todos os que se dedicaram para fazer uma melhor escola pública. E esses números que foram apresentados demonstram que temos conseguido”, disse o governador, destacando também a reestruturação da premiação com critérios mais exigentes.

Leia também
Pesquisa aponta Lula à frente em todos os cenários de 2º turno para 2026, com menor diferença contra Tarcísio

“Quando fazemos esse reconhecimento é porque boas práticas foram colocadas dentro das escolas — professores se esforçaram individualmente no desenvolvimento de metodologias que têm trazido resultados excelentes — e também boas práticas de gestão de uma rede de mais de 600 escolas, visando à qualificação do ensino”, acrescentou João Azevêdo. Ele antecipou que até o fim deste mês mil professores serão convocados pelo concurso da Educação e que a categoria terá reajuste equivalente aos demais servidores, caso o índice do Governo federal esteja abaixo do reajuste linear a ser concedido pelo Estado.

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) enfatizou o significado mais amplo da premiação: “Esses projetos que foram premiados aqui mostram que a educação da Paraíba vai além de aprovar estudantes para o Enem; vai além de números. É sobre cidadania. É sobre formação. Na Paraíba, sob a liderança do governador João Azevêdo, a educação tem sido prioridade, tem sido uma política de Estado. É a educação que transforma”.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho (Republicanos), ressaltou o esforço coletivo: “Hoje, estamos premiando 3.307 professores e 229 escolas vencedoras. Os mais de 6,5 mil servidores contemplados, com os professores, atingimos a marca de cerca de 10 mil profissionais da educação reconhecidos. O edital tem critérios e o maior deles é a dedicação, o envolvimento de todo mundo na construção de práticas pedagógicas e de gestão que produzam os resultados que acabamos de apresentar”.

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB) enalteceu o compromisso da gestão: “Todos os profissionais têm feito muito para destacar a educação da Paraíba — e ficamos muito felizes com essa iniciativa. Mas nada disso seria possível se não fosse a determinação do governador João Azevêdo, que se mostra todos os dias comprometido com a educação e com todos que querem um futuro melhor para a Paraíba”.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), celebrou o momento: “Esse momento é de muita alegria para a educação pública da Paraíba e para a gestão do governador João Azevêdo. É também uma grande alegria participar de um momento como esse, porque eu sei que a educação é o meio que os filhos do povo têm para vencer as dificuldades da vida e enfrentar os preconceitos na luta por melhores condições de vida”.

O Prêmio Professor Nota 1000, instituído em maio de 2025, reconhece docentes em efetivo exercício que desenvolveram práticas pedagógicas inovadoras, de acordo com as diretrizes curriculares e baseadas em evidências educacionais. Os professores premiados recebem o equivalente a uma remuneração mensal.

O Prêmio Escola Nota 1000 é destinado às unidades que obtiveram resultados positivos na aprendizagem, no fluxo escolar, no planejamento pedagógico, na participação em avaliações institucionais e na organização administrativa. Os servidores das escolas vencedoras recebem premiação correspondente à remuneração.

Nesta edição, foi criado o Prêmio Melhores do Ano, que contemplou 16 estudantes (um de cada Gerência Regional de Educação), 16 professores (um por categoria temática) e 16 escolas (uma de cada GRE). Os alunos receberam um notebook, os professores uma viagem dentro do País, as escolas R$ 15 mil em dinheiro e os funcionários das Gerências o 14º salário.

Da ECI Antônio Coelho Dantas, em Nova Palmeira, no Sertão paraibano, a professora Alice Medeiros destacou: “O meu projeto adotou a educação financeira para trabalhar a matemática em sala de aula. E essa premiação é um grande reconhecimento, que nos estimula ainda mais. Estou muito feliz mesmo”.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: