O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), entregou na sexta-feira (16), em Bonito de Santa Fé, no Sertão do Estado, a 55ª unidade da Casa da Cidadania, instalada no Mercado Público Municipal. Na mesma solenidade, foram entregues 78 cisternas do tipo primeira água, com capacidade para 16 mil litros cada, e anunciada a construção de mais 78 cisternas no município.

A nova Casa da Cidadania integra a política de interiorização dos serviços públicos, oferecendo emissão de Carteira Nacional de Identificação (CNI), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, Ponto de Apoio Virtual (PAV), em parceria com a Receita Federal, Detran e Junta Militar. O equipamento funciona em prédio próprio, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, proporcionando maior conforto, estrutura e condições adequadas para a prestação de serviços integrados.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton (PSB), destacou o alcance das ações no Sertão: “São iniciativas que visam interiorizar os serviços e políticas públicas, levando-os diretamente às pessoas que mais necessitam, especialmente nas áreas mais remotas do estado. Este é um momento histórico de grande importância para a população”.
Pollyanna Werton observou que a Casa da Cidadania oferece serviços essenciais centralizados para facilitar o acesso da população. “Anteriormente, os cidadãos precisavam se deslocar para outras cidades ou estados vizinhos para obter esses documentos. Além disso, foram entregues 78 cisternas, garantindo o acesso à água e fortalecendo a segurança alimentar”, acrescentou.
O prefeito Ceninha Lucena lembrou que seu município é o mais distante da capital e está sendo contemplado com o programa. “E está sendo contemplado com esse programa de implantação de Casas da Cidadania, de grande importância porque oferece diversos serviços num mesmo local. Sementes para nossos agricultores, distribuição de sementes de milho, feijão”.
As cisternas de primeira água captam água da chuva através de calhas e a armazenam em reservatório, garantindo abastecimento em regiões semiáridas. Além de alternativa para armazenamento de água, a cisterna contribui para a segurança alimentar e nutricional, ajudando a combater a fome.
“Entregamos cisterna, com previsão de mais 78, através do Governo Federal, da Funasa e agora da Secretaria de Desenvolvimento Humano, mais de 600 cisternas foram construídas. Com isso estamos zerando toda a demanda de cisterna no nosso município”, comemorou o prefeito Ceninha Lucena.
A senhora Noemi Cândido Pereira Neto Santana, residente no Sítio Chico Carlos, distrito de Bonito de Santa Fé, mãe de uma filha de quatro anos, era só alegria. “Nossa vida mudou demais, carregava água nos baldes, de moto. Depois da cisterna tudo mudou, o carro pipa abastece. É só benção”.
Lídia Vitoria da Silva Santos, mãe de uma criança com 2,9 anos, residente no Sítio Cedro, falou da importância de ter uma cisterna na sua casa. “É importante porque lá é difícil água, com a cisterna ajuda muito. Antes, pegava água num tanque na casa da minha sogra”.
Fonte: Secom-PB