A Prefeitura do Rio de Janeiro disponibiliza a partir desta quarta-feira (21) as guias para pagamento do IPTU 2026. Os documentos podem ser emitidos exclusivamente pelo site carioca.rio, portal oficial da Secretaria Municipal de Fazenda para o serviço on-line.

O prazo para quitação da cota única ou da primeira parcela é até 6 de fevereiro. Quem optar pela cota única terá desconto de 7%, mesmo percentual concedido em 2025.
Para emitir a guia, o contribuinte precisa informar o número da inscrição do imóvel, identificado no boleto de anos anteriores. É possível baixar e imprimir, de uma só vez, todas as parcelas do imposto.
O pagamento pode ser realizado via PIX, por meio de QR Code inserido no DARM (Documento de Arrecadação Municipal) gerado no Portal Carioca Digital. A quitação será confirmada em até dois dias úteis, assim como nos demais meios de pagamento.
Leia também
Toffoli resiste a pressões e ala do STF rejeita afastamento de ofício no caso Master
Outra opção é o débito automático. A solicitação deve ser feita junto ao banco em que o contribuinte possui conta, utilizando o código específico disponível na guia do IPTU. A lista de bancos habilitados está no site da Secretaria Municipal de Fazenda.
A Prefeitura alerta para tentativas de golpes. A Secretaria Municipal de Fazenda não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via WhatsApp ou SMS. O canal oficial de atendimento para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746.
O calendário de vencimentos do IPTU 2026 é o seguinte:
As guias também estão disponíveis nos postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda:
Com informações do portal g1.