Geral - -
Adolescente de 13 anos morre após ataque de tubarão na Praia Del Chifre, em Olinda
Termômetro da Política
Compartilhe:

Um jovem de 13 anos morreu na manhã desta quinta-feira (29) após sofrer uma mordida de tubarão na Praia Del Chifre, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. A vítima foi levada ao Hospital do Tricentenário, onde recebeu atendimento na ala vermelha, mas já chegou sem vida.

Este é o segundo incidente fatal com tubarão no litoral pernambucano em 2026 (Foto: Reprodução/Instagram)

O clínico geral Levy Dalton, do Hospital do Tricentenário, explicou que o adolescente apresentava uma lesão extensa na coxa direita, região onde se concentram importantes artérias que irrigam o membro inferior. “Como a lesão foi bastante extensa, ele provavelmente perdeu bastante sangue, que o levou a um quadro de óbito”, relatou o médico. A equipe tentou reanimar o jovem com manobras de compressões torácicas e medicações, mas sem sucesso.

Leia também
Adolescentes suspeitos de matar cão Orelha chegam ao Brasil após viagem aos EUA

Testemunhas contaram à TV Jornal que o adolescente estava em uma área de pouca profundidade do mar quando foi atacado.

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), a Praia Del Chifre já havia registrado cinco incidentes anteriores. O primeiro ocorreu em junho de 2006 e terminou com a morte de um homem de 27 anos — até então o único caso fatal em Olinda. Os demais aconteceram em junho de 2008, novembro de 2011, março de 2015 e fevereiro de 2023. Todas as vítimas eram homens praticando surfe.

O Cemit informou que a área possui 150 placas de sinalização alertando sobre risco de incidentes com tubarão no litoral pernambucano, sendo 13 em Olinda e quatro especificamente na Praia Del Chifre. “A área é monitorada pelo CEMIT para registro de incidentes desde a década de 90 e é incluída no Decreto Estadual 21.402/99 com a finalidade de estabelecer interdição para práticas de atividades náuticas pelo seu alto risco de incidentes”, comunicou o comitê.

Este é o segundo incidente fatal com tubarão no litoral pernambucano em 2026. O caso reforça a necessidade de monitoramento contínuo da presença de tubarões na região metropolitana do Recife, onde o Cemit mantém registros desde 1992. Até o momento, foram contabilizados 81 ocorrências no estado, sendo 14 em Fernando de Noronha e 68 no continente. O episódio de hoje será o 82º registrado.

O governo de Pernambuco anunciou em janeiro a retomada do monitoramento científico de tubarões na Região Metropolitana do Recife, suspenso desde 2012. O novo edital prevê pesquisas de campo, marcação e rastreamento de animais, além de produção de dados atualizados sobre comportamento, rotas e fatores ambientais associados aos incidentes, com o objetivo de fortalecer a prevenção e subsidiar políticas públicas de segurança para banhistas.

Com informações da TV Jornal.

Compartilhe: