Os resultados individuais da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já podem ser consultados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis na chamada regular deverão realizar a matrícula na instituição de ensino a partir de 2 de fevereiro, conforme o período indicado no edital de cada universidade ou instituto.

O portal também exibe a classificação do candidato na modalidade de concorrência escolhida, permitindo que o estudante avalie sua posição e decida sobre a participação na lista de espera. Candidatos não selecionados que desejem permanecer na disputa devem manifestar interesse na lista de espera até 2 de fevereiro, exclusivamente pelo Portal Acesso Único. A convocação da lista segue a ordem de classificação da chamada regular, mas só contempla quem manifestou interesse. É possível participar da lista de apenas uma opção de curso. Os convocados serão chamados diretamente pelas instituições, que definirão regras, prazos e procedimentos em seus editais.
Leia também
Anvisa aprova cultivo controlado de cannabis por empresas e autoriza venda em farmácias de manipulação no Brasil
Para quem não for aprovado na chamada regular do Sisu, o MEC oferece outras alternativas de acesso ao ensino superior. O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem inscrições abertas até 29 de janeiro e disponibiliza mais de 594 mil bolsas — integrais (100%) e parciais (50%) — sobre o valor da mensalidade em instituições privadas de educação superior para o primeiro semestre de 2026. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite financiar até 100% do curso em instituições privadas, inclusive com o Fies Social. É possível acumular bolsa parcial do Prouni e financiamento pelo Fies simultaneamente. As inscrições para o Fies começam em 3 de fevereiro.
A partir de 30 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará, na Página do Participante, a declaração de atendimento às condições para certificação de conclusão do ensino médio via Enem. O documento facilita a pré-matrícula de candidatos do Sisu, Prouni ou Fies que atendam aos critérios de certificação e aos prazos estabelecidos pelas instituições de educação superior.
O Sisu, instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e regulamentado atualmente pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012, reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior que aderiram ao processo seletivo. A maioria das vagas provém da rede federal, com destaque para universidades federais e institutos federais.
Fonte: Ministério da Educação