A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental (GVAM), emitiu alerta à população sobre a presença de falsos agentes de saúde e de combate às endemias em diversos bairros da capital. A mais recente ocorrência foi registrada nesta quinta-feira (29), no bairro dos Bancários, Zona Sul da cidade. A Prefeitura prestou Boletim de Ocorrência à Polícia Civil para investigação do caso.

De acordo com a SMS, dois homens estão se passando por agentes oficiais para abordar residências. A secretaria apurou que os indivíduos utilizam a estratégia para aplicar golpes, assaltar moradores ou oferecer serviços falsos de dedetização em diferentes regiões da capital.
Juliana Trigo, gerente de Vigilância Ambiental de João Pessoa, orientou a população a adotar medidas de verificação: “Orientamos a população para, quando receber um agente de saúde na porta de casa, exija o nome completo, matrícula e, se puder, entre em contato conosco através dos telefones (83) 3213-7781 ou 3213-7782. Ainda temos a opção de atender pelo WhatsApp (83) 99395-1971, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pois atentamos que a primeira barreira contra falsários é a identidade visual”.
A gerente reforçou que os agentes legítimos utilizam colete oficial com o logotipo da Prefeitura de João Pessoa e da Secretaria Municipal de Saúde. “As visitas domiciliares são fundamentais para a saúde de todos. Se houver qualquer dúvida, o morador tem todo o direito de pedir que o agente aguarde do lado de fora da residência enquanto ele faz a checagem pelos telefones. Um agente real entenderá e apoiará a cautela. É importante ressaltar também que os agentes são os mesmos por longos períodos nos bairros”, concluiu Juliana Trigo.
Serviço – Contatos da Gerência de Vigilância Ambiental de João Pessoa
Telefones: (83) 3213-7781 ou 3213-7782
WhatsApp: (83) 99395-1971
Horários nos dias úteis: 8h às 12h e das 13h às 17h
A SMS-JP reforça que qualquer suspeita de abordagem irregular deve ser imediatamente comunicada aos canais oficiais para evitar prejuízos à população.
Fonte: PMJP