O Sindicato dos Bancários da Paraíba realiza, nesta quarta-feira (4), o retardamento da abertura de duas agências do Banco Bradesco em João Pessoa, como forma de protesto contra a política de demissões, o adoecimento dos trabalhadores e os indícios de fechamento de unidades no estado.

A mobilização foi deliberada em reunião de diretoria realizada na última segunda-feira (2), após a avaliação do cenário preocupante enfrentado pelos bancários e bancárias do Bradesco. As agências que participam do ato são a Agência Centro, localizada na Duque de Caxias, no Centro, e a Agência Bancários, que fica na avenida Bancário Sérgio Guerra, no bairro de Anatólia. Em ambas, o atendimento ao público foi aberto após as 12h.
Leia também
Ministro do STJ é acusado de assédio sexual contra jovem de 18 anos em Balneário Camboriú
De acordo com dados do sindicato, o Bradesco foi responsável pela demissão de 43 bancários em 2025, sendo o banco que mais desligou trabalhadores no período. Já em 2026, mesmo considerando apenas o primeiro mês do ano, já que mal iniciamos fevereiro, 11 bancários já foram demitidos, o que acende um alerta para a continuidade da política de cortes.
Outro ponto que motiva a manifestação é o adoecimento da categoria. Em 2025, o Bradesco liderou o ranking de afastamentos por adoecimento, com 46 bancários afastados por questões de saúde relacionadas ao trabalho. Somente neste ano de 2026, 17 trabalhadores já adoeceram, evidenciando a sobrecarga, a pressão por metas e a precarização das condições de trabalho.
Fonte: Assessoria de imprensa