Em apenas 12 horas, João Pessoa registrou 110,2 milímetros (mm) de chuva, volume que superou a média histórica para todo o mês de fevereiro, que é de 106,2 mm. Desde as primeiras horas desta sexta-feira (8), a Prefeitura da Capital mobilizou uma força-tarefa para minimizar os impactos das precipitações na cidade.

A orientação foi para que todas as secretarias, especialmente as que atuam diretamente com defesa civil, trânsito, infraestrutura e urbanização, colocassem suas equipes de plantão nas ruas, com foco nos pontos mais críticos, reforçando a drenagem e auxiliando no trânsito.
Na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), todos estão em estado de atenção para atender possíveis demandas e assegurar o bem-estar da população, principalmente das pessoas que residem em áreas próximas às barreiras e encostas, bem como nas comunidades ribeirinhas.
Leia também
Cliente de Jeffrey Epstein que esteve em João Pessoa disseminava racismo contra mulheres nordestinas
“Nós recebemos vinte chamados de alagamento em via pública e três de quedas de muros sem vítimas. As chuvas diminuíram e os trios vão poder descer normalmente pela Via Folia, assim como o show de Lucy Alves e Daniela Mercury na Lagoa que está mantido. A Defesa Civil orienta que, caso volte a chover forte com trovoadas, relâmpagos e descargas elétricas, as pessoas procurem abrigo seguro enquanto as providências sejam adotadas pela organização do evento”, informou o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.
A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) colocou 60 agentes de trânsito atuando nas ruas da Capital. Até as 17h desta sexta-feira, apenas a Avenida Sanhauá (CBTU) registrou acúmulo de água.
A Semob-JP mantém equipes de plantão e orienta a população a entrar em contato em caso de urgências no trânsito ligando para (83) 3213-7188 ou enviando mensagem pelo WhatsApp (83) 98760-2134. O órgão também reforça o compromisso no combate à desinformação e alerta a população sobre o compartilhamento de notícias ou imagens falsas sobre o trânsito e transporte da cidade.
A Secretaria de Infraestrutura intensificou os serviços na rede de drenagem da Capital para minimizar os efeitos da forte chuva. Diversas equipes executam ações em vários pontos da cidade para solucionar alagamentos e transtornos. Seis caminhões do tipo hidrojato, equipados com sistema de água em alta pressão para limpeza, desobstrução de tubulações, bueiros e galerias, trabalham em diversos locais com registro de acúmulo de água. Além dos caminhões, as frentes de trabalho realizam serviços e rondas por toda a cidade.
Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foram solicitadas para desobstruir duas vias devido a quedas de árvores: uma na Avenida Mato Grosso do Sul, no Bairro dos Estados; e outra no bairro de Tambaú, próximo ao Mercado de Peixe. Para acionar a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) em caso de queda de árvore, pode-se ligar para o Disque Denúncia 3218-9208, que funciona como WhatsApp, ou enviar a demanda pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de chuvas intensas (perigo), com previsão de precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos intensos (60 a 100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h do domingo (8).
Fonte: PMJP