Geral - -
João Azevêdo e comandante do Exército discutem parcerias em Ciência e Tecnologia e combate à estiagem na Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reuniu-se na manhã desta sexta-feira (6) com o comandante do Exército do Brasil, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que cumpre agenda institucional no estado. O encontro tratou de cooperações nas áreas de Ciência e Tecnologia e de obras hídricas, com destaque para a assinatura de protocolo que prevê a perfuração de 150 poços artesianos em municípios paraibanos afetados pela estiagem.

João Azevêdo (à dir.) destacou o potencial da colaboração (Foto: José Marques/Secom-PB)

Durante a visita, o general Tomás Paiva participou de reunião no Sesc Cabo Branco ao lado do governador, dos comandantes do Exército no Nordeste, general Carlos Machado, e do 1º Grupamento de Engenharia da Paraíba, general de Brigada Helton Fernandes de Andrade, além do secretário de Segurança do Estado, Jean Nunes. Foram discutidas parcerias científicas entre o Instituto de Pesquisa Tecnológica do Exército — inaugurado no ano passado na Amazônia — e o Governo da Paraíba, com foco em projetos como o radiotelescópio Bingo, em Aguiar; a Cidade da Astronomia, em Carrapateira; e o Centro Internacional de Computação Quântica (Ciquanta), em João Pessoa.

Leia também
Cliente de Jeffrey Epstein que esteve em João Pessoa disseminava racismo contra mulheres nordestinas

João Azevêdo destacou o potencial da colaboração. “Aquilo que estamos trabalhando com a construção do radiotelescópio Bingo, com a Cidade da Astronomia e com o Centro Internacional de Computação Quântica é mais uma área que o governo está absolutamente aberto para discutirmos possibilidades reais de pesquisas e inovação, principalmente porque é uma área que lida com o futuro”.

Sobre o enfrentamento à estiagem, o governador anunciou a assinatura de protocolo com o Exército para perfuração de 150 poços. “A relação do Governo estadual com o Exército em todas as áreas, principalmente na engenharia, nos diversos protocolos que já assinamos para perfuração de poços, de apoio em momentos tão importantes como na pandemia, e nas outras parcerias extraordinárias para o povo da Paraíba, essa relação é muito forte. Eu disse aqui ao general Tomás que o 1º Grupamento de Engenharia, mesmo com atuação no Nordeste, pertence mais à Paraíba do que ao próprio Exército. Esse é o sentimento do povo da Paraíba”, ressaltou João Azevêdo.

O comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, avaliou positivamente o encontro. “Temos uma relação especial e consolidada de muito tempo com o Estado da Paraíba a partir do trabalho do 1º Grupamento de Engenharia em João Pessoa”, frisou. Ele anunciou ações concretas: “Me interessei muito pelos projetos de Ciência e Tecnologia desenvolvidos pelo Governo da Paraíba na área de astronomia e de computação quântica. Inauguramos o Instituto de Pesquisa Tecnológica do Exército na Amazônia recentemente. Então minha primeira ação ao chegar em Brasília será acionar o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, que faz parte do alto comando, para que possam fazer uma visita à Paraíba e junto com o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general Carlos Machado, iniciar as tratativas com a equipe técnica do Governo do Estado”.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: