Na noite desta segunda-feira (16), por volta das 21h30, o canal de acesso ao Porto de Santos foi palco de uma colisão entre o navio porta-contêineres Seaspan Empire, de bandeira de Singapura, e duas balsas que realizavam a travessia entre Santos e Guarujá. O impacto forçou os quatro tripulantes das balsas a pularem na água, mas todos foram resgatados sem ferimentos.

Vídeos divulgados nas redes sociais digitais registram o momento da batida e a reação de pessoas que assistiam da margem. As embarcações atingidas foram identificadas como FB-15 e FB-14, ambas sem veículos ou passageiros a bordo no instante do acidente. A FB-15 executava a travessia habitual, enquanto a FB-14, que se encontrava fora de operação, estava sendo rebocada.
Leia também
Juiz de imigração barra tentativa do governo Trump de deportar estudante palestino de Columbia
De acordo com a Praticagem, as balsas contavam apenas com o comandante e três marinheiros. O navio colidiu primeiro com a FB-15 e, em seguida, com a FB-14, levando os tripulantes a saltarem imediatamente no mar. Lanchas da Praticagem realizaram o resgate rápido, e ninguém ficou ferido.
O Seaspan Empire deixava o canal do cais santista justamente por não haver vaga disponível para atracação. A embarcação havia partido do Rio de Janeiro na sexta-feira (14) e tinha chegada prevista em Santos para esta segunda-feira.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), através da Coordenadoria de Travessias, informou que está acompanhando as investigações junto às autoridades marítimas. As balsas FB-14 e FB-15 permanecem atracadas no lado de Santos, fora de operação, à espera de decisão da Capitania dos Portos. A nota oficial destaca que “A travessia de balsas entre as cidades opera normalmente com as demais embarcações da frota”.
A Capitania dos Portos de São Paulo (CP-SP), órgão da Marinha do Brasil, abriu Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as circunstâncias da colisão e determinar responsabilidades.
A Autoridade Portuária de Santos (APS) confirmou que o Seaspan Empire atracou no terminal DP World por volta das 3h desta terça-feira (17), após período de espera na área de fundeio. A APS reforçou que o acidente não deixou feridos, não interferiu nas operações gerais do porto e não causou interrupção na navegação do canal.
Com informações do portal g1.