Geral - -
Quarta-feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ponto facultativo em muitos locais
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Quarta-feira de Cinzas, celebrada nesta quarta-feira (18), marca o início da Quaresma no calendário litúrgico católico e é tradição em diversas regiões do país, especialmente após o período carnavalesco. Apesar da relevância cultural e religiosa, a data não é feriado nacional no Brasil.

Em muitos estados e municípios, especialmente aqueles com forte tradição católica ou onde o Carnaval é feriado local, a Quarta-feira de Cinzas também é considerada ponto facultativo ou meio expediente no serviço público (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

De acordo com a legislação federal, o dia seguinte ao Carnaval (terça-feira) não consta no rol de feriados oficiais. A Lei nº 662/1949 e a Lei nº 9.093/1995 estabelecem os feriados nacionais e municipais, e a Quarta-feira de Cinzas não integra essa lista.

No entanto, a data costuma ser tratada como ponto facultativo na administração pública federal. O decreto presidencial anual que define o calendário oficial de feriados e pontos facultativos geralmente determina ponto facultativo até o meio-dia na Quarta-feira de Cinzas, permitindo que servidores públicos encerrem o expediente mais cedo.

Leia também
Prefeitura de Porto Alegre confirma novo caso de Mpox e intensifica alertas durante o Carnaval

Em muitos estados e municípios, especialmente aqueles com forte tradição católica ou onde o Carnaval é feriado local, a Quarta-feira de Cinzas também é considerada ponto facultativo ou meio expediente no serviço público. Bancos, por exemplo, costumam seguir o horário especial da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com atendimento ao público apenas até as 12h ou 13h.

No setor privado, a decisão sobre suspender ou reduzir o expediente cabe ao empregador, respeitando as regras da CLT. Em anos anteriores, empresas têm adotado diferentes práticas, como ponto facultativo integral ou compensação de horas.

A tradição da Quarta-feira de Cinzas está ligada ao rito católico da imposição das cinzas, simbolizando penitência e conversão, e é observada por milhões de fiéis no Brasil, país com a maior população católica do mundo. Em 2026, a data cai exatamente 46 dias antes da Páscoa, seguindo o calendário litúrgico.

Compartilhe:
Palavras-chave
canaval