Um ônibus da linha 7016/10 (Jardim Ângela – Terminal Santo Amaro) foi incendiado por cerca de 20 homens encapuzados e armados na noite desta terça-feira (17), na Avenida Guarapiranga, no Jardim São Luís, Zona Sul de São Paulo. O ataque deixou o veículo em chamas, que desceu desgovernado por aproximadamente 100 metros pela via antes de colidir com um poste de energia, causando falta de luz em toda a região.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os criminosos obrigaram o motorista a parar o ônibus e obrigaram-no a descer junto com o cobrador e os passageiros. Em seguida, atearam fogo ao veículo. Testemunhas relataram que os agressores também furaram os pneus e apedrejaram o ônibus antes de fugir.
Ainda em chamas, o coletivo desceu a avenida e bateu em um poste de energia, além de atingir os portões de uma casa e de um salão de beleza. O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio, mas o contato das chamas com o poste provocou o desligamento da rede elétrica pela Enel, deixando comerciantes e moradores sem energia até a manhã desta quarta-feira (18).
Uma das linhas de investigação considera a possibilidade de o ato estar relacionado à morte de uma pessoa durante troca de tiros com a Polícia Militar na segunda-feira (16), na Viela Irumu, também na Zona Sul. A Secretaria de Segurança Pública, porém, afirmou que “não haver ligação até o momento, mas que todas as hipóteses são investigadas”.
Na manhã desta quarta-feira, a Avenida Guarapiranga permaneceu interditada enquanto a Polícia Militar avaliava a carcaça do ônibus, ainda coberta por cinzas e ferragens. Por volta das 10h, o veículo foi removido e a via parcialmente liberada, permitindo que as linhas de ônibus afetadas retomassem gradualmente o trajeto normal.
O caso foi registrado como incêndio e dano no 11º Distrito Policial, em Santo Amaro, onde a Polícia Militar investiga os autores do ataque. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans divulgaram nota repudiando e lamentando o episódio.
Ninguém ficou ferido durante o incidente.
Com informações do portal g1.