Geral - -
Leo Bezerra determina força-tarefa e ações preventivas contra impactos das chuvas em João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:

O prefeito Leo Bezerra reuniu, neste sábado (2), secretários e equipes técnicas da Prefeitura de João Pessoa para definir medidas imediatas diante dos efeitos das fortes chuvas na Capital e planejar ações preventivas para os próximos dias, com previsão de novas precipitações. O encontro ocorreu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no Altiplano.

prefeito destacou a assistência já prestada às famílias desalojadas
prefeito destacou a assistência já prestada às famílias desalojadas (Foto: Divulgação)

Durante a reunião, o prefeito destacou a assistência já prestada às famílias desalojadas, que estão acolhidas em abrigo no bairro do Engenho Velho. A gestão municipal disponibilizou quatro pontos de arrecadação para doações de roupas e colchões, visando apoiar o retorno dessas famílias às suas residências. Os locais são o próprio Centro de Cooperação da Cidade, na Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano; o Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira; e os shoppings Mangabeira e Manaíra, com atendimento das 8h às 17h.

Leia também
Técnica de enfermagem registra boletim de ocorrência contra senador Magno Malta por agressão

Leo Bezerra ressaltou a necessidade de colaboração da população para evitar novos problemas. “É fundamental que a população colabore, evitando o descarte inadequado de lixo para manter as galerias pluviais limpas e em pleno funcionamento, prevenindo o acúmulo de água nas residências. As áreas de risco em João Pessoa estão sendo monitoradas continuamente pelas equipes municipais, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Em relação ao abastecimento de água, houve intercorrências em algumas localidades da Capital. A situação já foi comunicada e caminhões-pipa estão sendo providenciados para garantir o abastecimento em todos os sistemas”, afirmou o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, coronel Kelson Chaves, informou que não foram registrados incidentes mais graves até o momento. “O sistema integrado de proteção e Defesa Civil está atuando em conjunto, buscando soluções para as dificuldades que surgem. O mais importante é que, até agora, não houve perda de vidas. Até ontem, registramos aproximadamente 313 milímetros de chuva em quatro dias, um volume considerável que já se aproxima, e possivelmente já ultrapassa, a média histórica de maio, que é de 282 milímetros”, explicou.

Os contatos para acionar a Defesa Civil em caso de anormalidade são: 98831-6885 (WhatsApp), 199 ou o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Participaram da reunião representantes da Defesa Civil e das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Educação (Sedec), de Saúde (SMS-JP), Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), além do Programa João Pessoa Sustentável.

Ações em andamento

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) mobilizou as Cozinhas Comunitárias para produzir quentinhas destinadas às famílias desabrigadas no Engenho Velho. Até o final da manhã deste sábado (2), foram servidas 50 quentinhas no café da manhã e almoço. A alimentação (café, almoço e jantar) continuará sendo oferecida até que as famílias tenham condições de voltar para seus lares.

As famílias que perderam suas residências por causa das chuvas serão cadastradas para inclusão em programas sociais, como o auxílio aluguel. Equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) estão prestando suporte aos desalojados e visitando famílias em situação de vulnerabilidade social nos bairros Valentina Figueiredo e Engenho Velho, além da Casa de Passagem da Família.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) monitora as ocorrências em tempo real, atuando de forma integrada com o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT). Um ponto de atenção é a ladeira do Cabo Branco: a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho foi bloqueada na noite de sexta-feira (1º) devido a um deslizamento de terra. O tráfego é coordenado por agentes de mobilidade, com acesso aos restaurantes no final da Avenida Cabo Branco liberado apenas na faixa da esquerda. Um semáforo no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Jorge Faraj foi danificado e já foi reparado.

Pontos com acúmulo de água, como a Avenida Sérgio Guerra (próximo ao Equilíbrio do Ser), rotatória do Cajueiro, Rua Coronel Augusto Fernandes Maia (Trevo do Auto Shopping), Avenida Valdemar Galdino Naziazeno (Geisel), Rua Tabelião José Ramalho Leite e cruzamento da Avenida Dom Pedro II com a Rua Coremas, já foram drenados. Apenas a Avenida Sanhauá, próximo à CBTU, no Varadouro, ainda registra acúmulo de água. A Semob-JP orienta redobrar a atenção no trânsito e oferece o WhatsApp (83) 98760-2134 para denúncias.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém os serviços de urgência e emergência em alerta, com equipes do Samu atuando preventivamente em áreas de risco. No abrigo do Engenho Velho, foi realizada avaliação inicial das famílias, sem registro de casos graves. Nos próximos dias, equipes da Atenção Básica darão continuidade ao acompanhamento em saúde.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura atuam desde o início deste sábado com caminhões Vacall, equipados com sistema de alta pressão e sucção, realizando limpeza e desobstrução de galerias em bairros como Muçumagro, Gramame e Colinas do Sul. A Prefeitura orienta o descarte correto de lixo para evitar obstrução das galerias pluviais.

Nas últimas 24 horas, foram registradas três quedas de árvores nos bairros Gramame, João Agripino e Centro (Parque Solon de Lucena, onde uma árvore centenária foi arrancada pela raiz). Equipes da Sedurb e da Emlur foram acionadas para o recolhimento.

Em caso de risco de vida ou feridos com queda de árvore, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros (193). Se a árvore estiver sobre fiação elétrica, o contato é com a concessionária de energia: (83) 99135-5540 ou 0800 083 0196. Para árvores em via pública, os números são (83) 3218-9208, 3213-7012, 98831-6885, 199 (Defesa Civil) ou o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Fonte: PMJP

Compartilhe: