Geral - -
Menino de 10 anos pede socorro com emojis após ex da mãe descumprir medida protetiva em Cabo Frio
Termômetro da Política
Compartilhe:

Um menino de cerca de 10 anos acionou a Patrulha Maria da Penha na noite desta terça-feira (25), em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, usando apenas um ponto de interrogação e emojis. O pedido de ajuda ocorreu depois que o ex-companheiro da mãe entrou na residência e descumpriu medida protetiva.

Menino enviou primeiro o ponto de interrogação ao telefone da equipe (Imagem: Reprodução)

O menino enviou primeiro o ponto de interrogação ao telefone da equipe. Em seguida, escreveu “não posso falar”, acompanhado de emojis de choro. Áudios recebidos pela corporação também indicaram a presença de um homem ao fundo.

A suspeita de que se tratava de um pedido de socorro levou os agentes ao endereço informado. No local, a casa estava fechada e em silêncio. A motocicleta do suspeito estava estacionada em frente à residência. Após insistência dos guardas, o homem apareceu na sacada. Ele e a vítima foram conduzidos à delegacia. O ex-companheiro foi preso por descumprir ordem judicial de proteção.

Favorite o Termômetro da Política no Google e acompanhe as notícias mais importantes para o seu dia

O menino seguiu orientação da mãe para o caso de o ex aparecer.

A inspetora-adjunta da Patrulha Maria da Penha, Regiane Costa, destacou a importância de perceber sinais discretos de risco.

“Foi importante a sensibilidade da equipe para entender que aquela mensagem poderia ser um pedido de socorro. Quando alguém não consegue falar, até uma mensagem aparentemente simples pode ser um sinal de que precisa de ajuda. Por isso, a equipe permaneceu no local até conseguir identificar o que estava acontecendo”, disse.

Leia também
Congresso antecipa instalação de comissão da MP que zera taxa das blusinhas

Segundo a delegada Aline Villas Boas, da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Cabo Frio, após a prisão a vítima e os filhos retornaram em segurança para a residência. O nome do ex-companheiro não foi informado.

Aumento de casos

Em Cabo Frio, os registros de descumprimento de medidas protetivas que resultaram na condução de suspeitos à delegacia cresceram 60% no primeiro semestre de 2026. Segundo a Prefeitura, foram 24 ocorrências entre janeiro e junho deste ano, contra 15 no mesmo período de 2025.

No total, a Patrulha Maria da Penha acompanhou 183 ocorrências nos primeiros seis meses de 2026, alta de 23,6% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

Em situações de emergência, a Guarda Civil Municipal de Cabo Frio pode ser acionada pelo telefone 153, disponível 24 horas.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: