Internacional - -
Justiça espanhola condena cinco torcedores por injúria racial contra Vinícius Jr
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em uma decisão histórica, cinco indivíduos foram sentenciados à prisão por proferirem insultos racistas contra o atacante Vinícius Jr., do Real Madrid, durante uma partida em 2022. A LaLiga divulgou nesta quarta-feira (21) que a Corte Provincial de Valladolid reconheceu os ataques como crime de ódio, marcando o primeiro caso do tipo em estádios de futebol na Espanha.

Torcedores foram condenados por ataques contra o atacante Vinícius Jr., do Real Madrid (Foto: Divulgação)

O episódio ocorreu em dezembro de 2022, quando o jogador foi alvo de ofensas enquanto deixava o campo após ser substituído na vitória do Real Madrid por 2 a 0 sobre o Real Valladolid, no estádio José Zorrilla. Os condenados receberam penas de um ano de prisão e multas entre 1.080 e 1.620 euros. As sentenças foram suspensas sob a condição de que não cometam novos crimes nos próximos três anos, além de ficarem proibidos de frequentar jogos de futebol no mesmo período.

Veja também
Bitcoin bate novo recorde histórico, superando os US$ 109 mil

Na Espanha, condenações inferiores a dois anos por crimes não violentos raramente resultam em prisão efetiva para réus sem antecedentes. Este não é o primeiro caso envolvendo Vinícius: em junho do ano passado, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por ataques racistas contra o brasileiro, incluindo gritos, gestos e cantos discriminatórios.

Em setembro, outro torcedor foi considerado culpado por ofensas raciais contra Vinícius e Samuel Chukwueze, do Villarreal, em jogos no Mallorca em 2023. Ele teve uma pena de 12 meses suspensa após se desculpar por carta e participar de um curso antidiscriminação, mas também recebeu veto a estádios por três anos.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe:
Palavras-chave
vini jr