Internacional - -
Trump ameaça impor tarifa extra de 10% a países que se alinhem ao Brics
Termômetro da Política
Compartilhe:

Durante a realização da cúpula do Brics no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu que poderá aplicar uma tarifa adicional de 10% sobre produtos de nações que se alinharem ao bloco, que reúne 11 países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A declaração foi feita através de sua conta na rede social Truth Social.

Acusação foi feita horas após Trump (foto) criticar Musk publicamente
“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%” (Foto: Reprodução/X)

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

Veja também
Declaração do Rio: países do Brics reforçam apelo por justiça social em uma nova ordem mundial

No domingo (6), a declaração de líderes do Brics criticou medidas protecionistas adotadas no comércio global. 

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual, com a OMC em seu núcleo, com tratamento especial e diferenciado (TED) para seus membros em desenvolvimento”, destacou a declaraçõ.

Trump, que assumiu em janeiro deste ano, anunciou, logo no início de seu mandato, aumento de tarifas sobre produtos importados, o que gerou críticas e respostas de vários países.

Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, compõem o Brics a Arábia Saudita, o Irã, os Emirados Árabes, a Indonésia, o Egito e a Etiópia. Mais dez países são parceiros do grupo: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
bricsdonald trump