Internacional - -
Embaixada dos EUA no Brasil faz piada sobre política migratória
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nesta quarta-feira (23) uma mensagem em suas redes sociais direcionada a imigrantes em situação irregular, incentivando-os a deixar o território norte-americano. A comunicação, que carrega a marca oficial do Departamento de Estado (equivalente ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil), foi veiculada em português e utilizou uma referência visual ao clássico filme de ficção científica “E.T.” (1982).

Conteúdo faz menção ao aplicativo CBP One: Assistência para Autodeportação Voluntária (Imagem: Reprodução/X)

“Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem”, diz o texto da publicação.

Leia também
Ações da Toyota disparam após acordo comercial entre EUA e Japão

O conteúdo faz menção ao aplicativo CBP One: Assistência para Autodeportação Voluntária, iniciativa do governo estadunidense. No portal oficial do programa, a administração Trump destaca que a ferramenta oferece uma “oportunidade histórica” para imigrantes sem documentação regular, incluindo passagem aérea gratuita, isenção de penalidades por permanência irregular e um incentivo financeiro de US$ 1.000 para auxiliar no retorno ao país de origem.

Esta ação de comunicação ocorre em meio a um cenário de endurecimento das políticas migratórias pelos Estados Unidos, medida que tem sido prioridade da Casa Branca desde a posse do presidente Donald Trump em janeiro deste ano. Recentemente, a representação diplomática americana em Brasília reforçou essa postura ao declarar que a concessão de vistos a estrangeiros constitui um “privilégio”, e não um direito.

Com informações do portal g1.

Compartilhe:
Palavras-chave
euaimigração