O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (9) um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma conversa que durou cerca de 40 minutos. Durante a ligação, Putin compartilhou detalhes sobre suas negociações em andamento com os Estados Unidos e os esforços para promover a paz no conflito entre Rússia e Ucrânia. O líder russo expressou gratidão pelo envolvimento do Brasil na questão, destacando o interesse do país em contribuir para uma resolução pacífica. “O presidente Putin agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema”, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Em resposta, Lula reafirmou o compromisso do Brasil com o diálogo e a busca por soluções pacíficas, colocando o governo brasileiro à disposição para colaborar, inclusive por meio do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa lançada pelo Brasil e pela China. “O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, destacou a nota oficial.
Leia também
Grave acidente entre carreta e ônibus deixa 11 mortos na BR-163, no MT; 46 pessoas ficam feridas
Além do conflito na Ucrânia, os dois líderes abordaram o cenário político e econômico global, com ênfase na cooperação entre Brasil e Rússia no âmbito do BRICS. Putin parabenizou o Brasil pelo sucesso da Cúpula do BRICS, realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro, que reuniu líderes dos países membros para discutir temas como economia, sustentabilidade e cooperação multilateral. “O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro”, informou a Presidência.
Na esfera bilateral, Lula e Putin reforçaram o compromisso de realizar, ainda em 2025, a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, com o objetivo de aprofundar parcerias em áreas como comércio, tecnologia e energia. “Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano”, completou a nota oficial.
A conversa entre Lula e Putin reflete a continuidade do diálogo entre os dois países, que mantêm laços históricos fortalecidos no âmbito do BRICS, grupo que também inclui China, Índia, África do Sul e novos membros incorporados recentemente. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil exportou cerca de US$ 1,9 bilhão para a Rússia em 2024, com destaque para produtos agrícolas como soja e carne, enquanto importou US$ 5,2 bilhões, principalmente fertilizantes. A Comissão de Alto Nível de Cooperação é um mecanismo criado para impulsionar acordos bilaterais, com reuniões periódicas entre autoridades dos dois países.