A Nestlé anunciou nessa segunda-feira (1) a demissão de seu presidente-executivo, Laurent Freixe, devido a uma violação do código de conduta da empresa, decorrente de um “relacionamento amoroso não público com uma subordinada direta”. A decisão foi tomada após uma investigação conduzida pelo presidente do conselho, Paul Bulcke, e pelo diretor independente Pablo Isla. Philipp Navratil, que integra o conselho executivo da companhia desde janeiro deste ano, foi nomeado como novo CEO.
“Esta foi uma decisão necessária”, afirmou Bulcke em comunicado. “Os valores e a governança da Nestlé são fortes alicerces de nossa empresa. Agradeço a Laurent por seus anos de serviço.” Freixe, que assumiu o cargo de presidente-executivo em setembro de 2024 após a saída de Mark Schneider, era um veterano da empresa, mas foi afastado em razão da infração.
Leia também
Setembro Amarelo: Campanha reforça a importância do cuidado com a saúde mental no Brasil
Philipp Navratil, o novo CEO, iniciou sua trajetória na Nestlé em 2001 como auditor interno. Ele ocupou diversos cargos comerciais na América Central, foi gerente nacional da Nestlé Honduras em 2009 e liderou o negócio de café e bebidas no México a partir de 2013. Em 2020, Navratil passou a comandar a unidade de negócios estratégicos de café da companhia e, em julho de 2024, assumiu a liderança da Nespresso, antes de ingressar no conselho executivo da Nestlé em 1º de janeiro de 2025.
A substituição reforça o compromisso da Nestlé com seus princípios de governança e conduta, enquanto a empresa busca manter sua estabilidade em meio à transição de liderança.
Com informações da CNN.