Internacional - -
Tragédia no Elevador da Glória em Lisboa deixa 15 mortos e 18 feridos; Portugal decreta luto nacional
Termômetro da Política
Compartilhe:

Um grave acidente com o Elevador da Glória, bondinho turístico que liga a Praça dos Restauradores, na Baixa, ao Bairro Alto, em Lisboa, resultou na morte de 15 pessoas e deixou 18 feridos, incluindo uma criança e uma gestante, na tarde desta quarta-feira (3). O descarrilhamento ocorreu por volta das 18h no horário local (14h em Brasília), na Calçada da Glória, e levou o governo português a decretar um dia de luto nacional para esta quinta-feira (4). As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e o Ministério Público português abriu um inquérito para apurar os motivos.

Ministério Público português abriu um inquérito para apurar as causas do acidente (Foto: Reprodução)

Gerido pela empresa municipal Carris, o Elevador da Glória, com um percurso de cerca de 265 metros, é uma das principais atrações turísticas de Portugal, muito procurada por visitantes. Segundo a Agência Lusa, a Unidade de Gestão de Crises do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) informou que as nacionalidades das vítimas ainda não foram confirmadas, mas “há vários sobrenomes estrangeiros” entre os mortos e feridos, além de portugueses.

Leia também
PF realiza buscas em gabinetes de dez deputados estaduais do Tocantins na operação Fames-19

O Itamaraty, em nota, afirmou que até o momento não há registro de brasileiros entre as vítimas, expressando condolências: “O governo brasileiro manifesta sua solidariedade ao governo e ao povo de Portugal”. O Consulado-Geral brasileiro em Lisboa está à disposição para assistência a cidadãos brasileiros e familiares pelo plantão consular (+351 962 520 581).

A investigação segue em curso para esclarecer as circunstâncias do acidente, enquanto equipes de emergência continuam prestando atendimento às vítimas da tragédia que abalou a capital portuguesa.

Com informações do canal SIC Notícias e da Agência Brasil.

Matéria atualizada às 21h04.

Compartilhe:
Palavras-chave
lisboaportugal