Internacional - -
Macron nomeia Sébastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França após renúncia de Bayrou
Termômetro da Política
Compartilhe:

O presidente Emmanuel Macron nomeou, nesta terça-feira (9), o ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, de 39 anos, como novo primeiro-ministro da França, substituindo François Bayrou, que renunciou ao cargo no mesmo dia após apenas nove meses de gestão. Esta é a quinta troca de premiê desde o início do segundo mandato de Macron, em 2022, em meio a uma grave crise econômica que torna a França o país mais endividado em termos absolutos na União Europeia.

Lecornu é o mais jovem ministro da Defesa da história francesa
Lecornu é o mais jovem ministro da Defesa da história francesa (Foto: Reprodução/X)

Lecornu, o mais jovem ministro da Defesa da história francesa, é conhecido por liderar um plano de reforço militar até 2030, motivado pela guerra da Rússia na Ucrânia. Ex-conservador, ele se juntou ao movimento centrista de Macron em 2017 e ocupou cargos em governos locais, territórios ultramarinos e no “grande debate” dos coletes amarelos, onde contribuiu para aplacar a revolta popular por meio do diálogo. A escolha de Lecornu reflete a preferência de Macron por lealdade e continuidade, em um contexto de instabilidade agravado por impasses orçamentários que derrubaram governos anteriores.

Leia também
Primeiro-ministro do Nepal renuncia após protestos violentos e incêndios no Parlamento

Bayrou, de 74 anos, foi derrubado na segunda-feira (8) por um voto de desconfiança no Parlamento, em meio a divergências sobre cortes nos gastos públicos para conter a dívida pública. “Bayrou apostou que os parlamentares apoiariam sua visão de que a França deve cortar os gastos públicos para conter sua enorme dívida pública. Em vez disso, eles aproveitaram a votação para se unir contra o centrista de 74 anos, nomeado por Macron em dezembro passado”, aponta o contexto da crise que culminou na renúncia.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: