Um terremoto de magnitude 7.4 atingiu a costa da Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, neste sábado, conforme relatado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O sismo ocorreu a 111 quilômetros a leste de Petropavlovsk-Kamchatsky, centro administrativo da região de Kamchatka, a uma profundidade de 39,5 quilômetros.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que ondas “perigosas” podem atingir as costas russas em um raio de 300 quilômetros a partir do epicentro. Inicialmente, o USGS estimou a magnitude em 7.5, mas posteriormente revisou o valor para 7.4.
Leia também
A morte de Kirk não foi pelas diferenças
Em julho, a mesma região foi palco de um dos terremotos mais intensos já registrados, com magnitude 8.8, o maior desde o sismo de 9.1 que atingiu o Japão em 2011, causando um tsunami que matou mais de 15.000 pessoas. O terremoto de julho na Kamchatka gerou tsunamis de até quatro metros no Pacífico, levando a evacuações de áreas no Havaí e no Japão, onde as autoridades ordenaram que cerca de dois milhões de pessoas buscassem áreas mais elevadas.
Alertas de tsunami foram emitidos em toda a região após o evento de julho, sendo posteriormente revogados ou reduzidos.
Com informações do portal TRT Global.