Um terremoto de magnitude 7,6 abalou o sul das Filipinas na noite dessa quinta-feira (9) para sexta-feira (10), horário local (22h43 de quinta-feira em Brasília), desencadeando um alerta de tsunami e gerando temor na população. O tremor foi registrado a cerca de 20 km da cidade de Manay, na ilha de Mindanau, a segunda maior do arquipélago, a uma profundidade de 10 km, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS). Até o momento, não há registros de danos ou vítimas.
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia alertou para a possibilidade de “um tsunami destrutivo com ondas de uma altura que pode colocar vidas humanas em perigo”, recomendando que moradores dos litorais leste, centro e sul do país busquem imediatamente áreas mais elevadas. Ondas entre 1 e 3 metros são esperadas. “Ondas de tsunami são possíveis para as costas localizadas a até 300 km do epicentro”, informou o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA, que também emitiu alertas para Indonésia e Palau, onde ondas de 30 cm a 1 metro são previstas. Após o tremor inicial, uma réplica de magnitude 5,9 foi registrada na ilha de Mindanau, que abriga cerca de 25 milhões de habitantes.
Leia também
Maria Corina Machado recebe Nobel da Paz por luta pela democracia na Venezuela
O abalo ocorre duas semanas após outro forte terremoto, de magnitude 6,9, que deixou 72 mortos e atingiu cerca de 72 mil pessoas na ilha de Cebu, próxima à cidade de Bogo — com quase 90 mil habitantes — em 30 de setembro. Na ocasião, o tremor foi captado por câmeras durante uma etapa de um concurso de beleza. A candidata brasileira Isabela Fernandes, que desfilava representando seu país, foi ajudada a sair do palco. Ela tranquilizou os fãs nas redes sociais: “Estamos bem, graças a Deus”. O concurso, adiado por uma semana, seguiu, e Isabela Fernandes sagrou-se vencedora do Miss Asia Pacific International 2025, com a representante filipina Anita Gomez ficando em segundo lugar.
Com informações do portal Uol.