Internacional - -
Museu do Louvre é alvo de assalto ousado com roubo de joias de Napoleão
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Museu do Louvre, em Paris, foi palco de um audacioso assalto na manhã deste domingo (19), quando criminosos roubaram joias da coleção de Napoleão, na galeria Apollon, e conseguiram escapar. O museu anunciou, por meio da plataforma X, que permanecerá fechado “por motivos excepcionais”. A ministra francesa da Cultura, Rachida Dati, informou que “não há feridos” e que está no local acompanhando as equipes do museu e da polícia, enquanto “as investigações” seguem em andamento.

Museu do Louvre
Roubo aconteceu logo após a abertura do Louvre (Foto: Benh LIEU SONG/Wikimedia Commons)

O roubo ocorreu entre 9h30 e 9h40, logo após a abertura do Louvre. Segundo uma fonte do Ministério do Interior à RTP, os assaltantes, descritos como “três ou quatro” pelo ministro do Interior, Laurent Nuñez, chegaram ao museu em patinetes, utilizaram um elevador de carga para acessar uma das fachadas e quebraram janelas com ferramentas. A operação, que durou apenas sete minutos, resultou no roubo de joias de “valor incalculável”, conforme declarou Nuñez. Os criminosos fugiram “em uma scooter TMax”.

Leia também
Acidente com ônibus em Pernambuco já contabiliza 17 mortos; veículo levava mais passageiros que o declarado

Uma das joias roubadas, identificada pelo jornal Le Parisien como a coroa da Imperatriz Eugénie, foi encontrada perto do museu, segundo a ministra Dati. O valor total dos objetos levados ainda está sendo contabilizado. Nuñez revelou à France TV que os assaltantes são conhecidos das forças de segurança, tendo histórico de crimes semelhantes em Paris. As investigações continuam para identificar os responsáveis e recuperar as peças históricas subtraídas da coleção de Napoleão.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe:
Palavras-chave
assaltolouvre