Internacional - -
Lula celebra retirada de tarifas americanas e afirma que Brasil conquistou respeito com diplomacia
Termômetro da Política
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou, na noite desta quinta-feira (20), a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar as tarifas de importação de 40% impostas a diversos produtos brasileiros, afirmando que a medida sinaliza o respeito conquistado pelo Brasil no cenário internacional.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. São Paulo (SP)
Em declaração à imprensa durante visita ao Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, presidente destacou diálogo com Trump como fator decisivo (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Durante discurso na abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, Lula lembrou o momento em que as tarifas foram anunciadas: “Quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer a supertaxação, todo mundo entrou em crise e ficou nervoso. E eu não costumo tomar decisão com 39 graus de febre. Eu espero a febre baixar. Se você tomar decisão com febre, você vai cometer um erro”.

“E hoje estou feliz porque o presidente Trump começou a reduzir as taxações. E essas coisas vão acontecer na medida em que a gente consiga galgar respeito das pessoas, ninguém respeita quem não se respeita”, completou.

Leia também
Mercado de criptomoedas desaba com Bitcoin na ponta da aversão ao risco

Mais cedo, o presidente Donald Trump assinou ordem executiva suspendendo a tarifa sobre café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina. No texto, Trump menciona que a decisão veio após conversa telefônica com Lula, “durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323”. As negociações, segundo o documento, seguem em curso.

Em pronunciamento ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, transmitido pelas redes sociais, Lula classificou o resultado como vitória do diálogo: “O diálogo franco que mantive com o presidente Trump e a atuação de nossas equipes de negociação, formada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira pelo lado brasileiro, possibilitaram avanços importantes”.

O presidente ressaltou que a derrubada da taxa de 40% representa um passo importante para as exportações agrícolas brasileiras, mas enfatizou que o trabalho continua: “Esse foi um passo na direção certa, mas precisamos avançar ainda mais. Seguiremos nesse diálogo com o presidente Trump tendo como norte nossa soberania e o interesse dos trabalhadores, da agricultura e da indústria brasileira.”

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
guerra comerciallula