Internacional - -
Direita vence no Chile: José Antonio Kast é eleito presidente com ampla vantagem no segundo turno
Termômetro da Política
Compartilhe:

O candidato de direita José Antonio Kast, líder do Partido Republicano, venceu as eleições presidenciais no Chile neste domingo (14). Com 95,18% das urnas apuradas, ele obteve 58,30% dos votos, segundo o Serviço Eleitoral (Servel).

José Antonio Kast vence as eleições no Chile (Foto: Reprodução/X)

A adversária de esquerda, Jeanette Jara, ex-ministra do Trabalho no governo de Gabriel Boric, reconheceu a derrota. “A democracia falou forte e claro. Acabo de falar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe êxito pelo bem do Chile”, escreveu ela no X (antigo Twitter).

Cerca de 15,6 milhões de eleitores estavam aptos a votar, de acordo com a Reuters.

Leia também
Hugo Motta sai em defesa de ex-assessora de Lira, alvo da Polícia Federal

Kast já liderava desde o primeiro turno. A vitória consolida a alternância entre direita e esquerda no poder chileno desde 2010.

Embora o Chile figure entre os países mais seguros da América Latina, a criminalidade emergiu como principal preocupação de 63% da população, conforme pesquisa Ipsos. Os homicídios cresceram 140% em dez anos, e o país registrou 868 sequestros em 2024 – alta de 76% em relação a 2021.

Aos 59 anos, Kast promete endurecimento no combate ao crime, com mais poder de fogo para a polícia e envio de militares a áreas críticas. Ele também defende a expulsão de cerca de 340 mil imigrantes sem documentos e a criação de um “escudo fronteiriço”, incluindo muro na fronteira com a Bolívia, trincheira e mobilização de 3.000 militares.

Esta foi a terceira tentativa presidencial de Kast, que se opõe ao aborto mesmo em casos de estupro e será o presidente mais à direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990. Ele assume em substituição a Gabriel Boric, de centro-esquerda.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: