Equipes de busca e resgate trabalham intensamente nesta quarta-feira (18) para encontrar nove esquiadores que permanecem desaparecidos desde terça-feira, quando uma avalanche atingiu o Castle Peak, na Floresta Nacional de Tahoe, no norte da Califórnia. O grupo de 15 pessoas realizava uma travessia de três dias de esqui backcountry (fora de pista) na área remota de Frog Lake, próximo a Lake Tahoe.

Seis integrantes da expedição foram localizados com vida, embora dois tenham sido encaminhados para hospitais. O resgate dos sobreviventes demorou várias horas devido às condições extremas impostas por uma poderosa tempestade de inverno que atinge a região, com neve intensa, ventos fortes e risco constante de novos deslizamentos.
A avalanche ocorreu às 11h30 locais (16h30 em Brasília) no Castle Peak, um dos picos mais procurados para esqui fora de pista na área. A polícia do condado de Nevada, responsável pela jurisdição, informou que as equipes foram acionadas após uma ligação ao 911 relatando pessoas soterradas. A notificação também veio da empresa Blackbird Mountain Guides, que organizava a expedição, e por meio de sinais de emergência emitidos pelos localizadores pessoais carregados pelos esquiadores.
Leia também
Chuva forte alaga antigo kartódromo em Campinas e deixa 21 veículos submersos
O capitão Russell Greene, do xerife do condado de Nevada, destacou que os socorristas avançaram com extrema cautela por causa do perigo iminente de novas avalanches. A própria Blackbird Mountain Guides confirmou, em comunicado publicado em seu site, que está colaborando diretamente com as autoridades na operação.
Steve Reynaud, meteorologista do Sierra Avalanche Center responsável pela Floresta Nacional de Tahoe, explicou que o grupo estava no último dia da travessia. “O grupo passou duas noites em cabanas, em uma viagem que exigia atravessar ‘terreno montanhoso acidentado’ por até 6,4 km, carregando toda a comida e suprimentos”, relatou Reynaud, que mantinha contato com participantes da expedição.
Brandon Schwartz, principal meteorologista de avalanches do mesmo centro, com sede em Truckee, alertou: “Está particularmente perigoso no backcountry (áreas remotas) agora porque estamos no auge da tempestade”. O Sierra Avalanche Center emitiu alerta de avalanche para a Sierra Nevada Central, abrangendo a Grande Região do Lake Tahoe, a partir das 5h de terça-feira, prevendo grandes deslizamentos até esta quarta-feira.
A tempestade trouxe acúmulo rápido de neve sobre camadas frágeis pré-existentes, agravado por ventos em força de vendaval. A cidade de Soda Springs, próxima ao local do acidente, registrou pelo menos 76 centímetros de neve em 24 horas, conforme dados do Soda Springs Mountain Resort. Diversas estações de esqui na região de Tahoe foram total ou parcialmente fechadas em razão do clima adverso.
O Castle Peak, com 2.777 metros de altitude ao norte do Donner Summit, é um destino clássico para esqui fora de pista, mas também carrega um histórico perigoso. O nome da montanha remete à tragédia da Donner Party, grupo de pioneiros que, preso no inverno de 1846–1847, recorreu ao canibalismo para sobreviver. Em janeiro deste ano, outra avalanche na mesma região matou um praticante de snowmobile.
De acordo com o Centro Nacional de Avalanches, entre 25 e 30 pessoas morrem anualmente em avalanches nos Estados Unidos. Especialistas enfatizam que o esqui backcountry — que envolve explorar áreas remotas além dos limites de estações de esqui — exige treinamento obrigatório em avaliação de risco de avalanches, técnicas de resgate e uso de equipamentos de segurança, como localizadores, sondas e pás.
Com informações do portal g1.