Internacional - -
Bill Gates cancela palestra na Índia em meio a questionamentos sobre laços com Epstein
Do portal The Guardian
Compartilhe:

Bill Gates cancelou sua participação como palestrante principal na Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial na Índia, enquanto continua enfrentando questionamentos sobre sua relação com o falecido criminoso sexual infantil Jeffrey Epstein. O bilionário cofundador da Microsoft viajou para a Índia — onde sua fundação trabalha com o governo na entrega de inteligência artificial para o bem social — no início desta semana e era anunciado como palestrante no evento internacional logo após o primeiro-ministro do país, Narendra Modi.

Cofundador bilionário da Microsoft, Bill Gates desiste da Cúpula sobre Impacto da IA (Foto: Reprodução/X)

Mas Gates desistiu repentinamente na manhã de quinta-feira, poucas horas antes de se dirigir aos delegados, entre os quais estavam o presidente francês, Emmanuel Macron, e o homem mais rico da Índia, Mukesh Ambani.

A Fundação Gates informou em comunicado: “Após cuidadosa consideração e para garantir que o foco permaneça nas prioridades principais da cúpula de IA, o Sr. Gates não fará sua palestra principal”.

Leia também
Ex-príncipe Andrew é preso por suspeita de má conduta em cargo público no caso Epstein

A decisão veio menos de 48 horas depois de a Fundação Gates ter afirmado: “Bill Gates está participando da Cúpula sobre Impacto da IA. Ele fará sua palestra principal conforme programado”.

Embora a fundação não tenha mencionado explicitamente o que Gates temia que pudesse desviar a atenção do foco pretendido do evento, o lançamento mais recente dos arquivos de Epstein, no final de janeiro, intensificou a controvérsia em torno de seus laços com o financista desacreditado.

Gates disse que “lamenta” ter conhecido Epstein depois que alegações de que ele teria ocultado uma doença sexualmente transmissível de sua então esposa após contato com “meninas russas” surgiram no mais recente lote de arquivos de Epstein.

Ele negou a alegação, que apareceu em um rascunho de e-mail escrito por Epstein, classificando-a como “falsa”, e pediu desculpas por suas interações com o ex-associado. “Cada minuto que passei com ele, eu lamento”, disse Gates, de 70 anos, ao canal de notícias australiano 9News no início deste mês.

Epstein morreu por suicídio em agosto de 2019 no Metropolitan Correctional Center, em Nova York, enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual. Em 2008, Epstein se declarou culpado de acusações estaduais na Flórida de solicitação de prostituição e solicitação de prostituição com menor, cumprindo 13 meses de uma pena de 18 meses.

Melinda French Gates, com quem Gates foi casado até 2021, descreveu como o recente lançamento dos arquivos de Epstein trouxe de volta “lembranças de alguns momentos muito, muito dolorosos no meu casamento”.

“Quaisquer perguntas que ainda restem sobre o que — eu nem consigo começar a saber tudo isso — essas perguntas são para essas pessoas e até para meu ex-marido”, disse French Gates à NPR. “Eles precisam responder por essas coisas, não eu.”

A Fundação Gates enfatizou nesta quinta-feira que “permanece totalmente comprometida com nosso trabalho na Índia para avançar nossos objetivos compartilhados de saúde e desenvolvimento” e será representada por Ankur Vora, presidente de seus escritórios para África e Índia, na cúpula.

Compartilhe: