Internacional - -
Foto de menino acenando para a mãe antes de morrer em ataque a escola no Irã viraliza como símbolo da guerra
Termômetro da Política
Compartilhe:

Uma fotografia de Mikaeil Mirdoraghi, menino de idade não informada, acenando para a mãe antes de ir para a escola, viralizou nas redes sociais nos últimos dias. A imagem foi registrada horas antes do ataque que atingiu uma escola em Minab, no sul do Irã, no dia 28 de fevereiro — primeiro dia da guerra.

Mikaeil morreu no bombardeio americano que deixou 175 vítimas, a maioria crianças
Mikaeil morreu no bombardeio americano que deixou 175 vítimas, a maioria crianças (Foto: Reprodução)

Segundo a imprensa iraniana, Mikaeil morreu no bombardeio que deixou 175 vítimas, a maioria crianças, conforme relatou o jornal The New York Times. O governo do Irã atribui o ataque aos Estados Unidos e a Israel, classificando o episódio como crime de guerra e tratando as crianças mortas como “mártires”.

Em entrevista ao jornal Hamshahri, controlado pela prefeitura de Teerã, a mãe do menino contou que o filho pediu para ser fotografado antes de sair de casa. “Na noite anterior, ele disse: ‘Mãe, a comida que você fez tem gosto de paraíso’”, relatou ela, segundo o veículo. A mulher também descreveu as últimas horas do filho: “À meia-noite, ele veio, colocou os travesseiros ao redor dele, sentou com o irmão e disse: ‘Vem, eu sou o Irã, irmão, você é os Estados Unidos.’”.

Leia também
Navio tailandês é atingido por projéteis no Estreito de Ormuz durante tentativa de travessia

Durante a brincadeira, o menino comemorou: “O Irã venceu. Eu era o Irã e venci”.

A foto de despedida passou a ser compartilhada por perfis ligados ao governo iraniano e por usuários nas redes sociais como símbolo do ataque. A reportagem submeteu a imagem a ferramentas de detecção de uso de inteligência artificial, que indicaram alta probabilidade de autenticidade.

Reportagem publicada pelo The New York Times na segunda-feira (9) reuniu evidências — incluindo imagens de satélite, relatos e vídeos verificados — que apontam para um ataque de precisão. O jornal informou que um vídeo divulgado pela agência Mehr mostra um míssil americano atingindo o que seria uma clínica médica dentro de uma base naval. Em seguida, surgem colunas de poeira e fumaça na região da escola primária, sugerindo que o prédio escolar foi atingido pouco antes da base naval.

Imagens de satélite indicam que outros pontos da instalação militar também foram alvos. O Times destacou que, entre as partes envolvidas no conflito, apenas os Estados Unidos possuem mísseis Tomahawk.

Na semana passada, a agência Reuters revelou que uma investigação preliminar conduzida pelos militares americanos apontou que forças dos EUA provavelmente foram responsáveis pelo ataque que atingiu a escola.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o caso está sendo investigado. Antes, ele chegou a dizer que o próprio Irã poderia ter sido responsável pelo ataque.

O nome de Mikaeil aparece em listas de vítimas divulgadas pela mídia iraniana, que tem usado a imagem do menino como símbolo da tragédia.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: