O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil, conforme informou a Advocacia-Geral da União (AGU). A manifestação será agora avaliada pela Justiça italiana, que decidirá sobre o caso da parlamentar, atualmente detida na penitenciária feminina de Rebibbia, nos arredores de Roma.
Zambelli está presa cautelarmente na Itália desde 29 de julho, por decisão da Justiça local, que apontou “grave risco de fuga”. A deputada foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à prisão devido a uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes que a condenação do STF se tornasse definitiva, Zambelli fugiu para a Itália, o que resultou em sua inclusão na lista de difusão vermelha da Interpol.
Leia também
STF publica decisão que condena Bolsonaro a 27 anos de prisão; defesa pode recorrer
Alvo de um processo de extradição, a parlamentar aguarda a decisão final da Justiça italiana enquanto permanece detida. A análise do caso pelo judiciário do país europeu determinará se Zambelli será enviada de volta ao Brasil para cumprir a pena imposta pelo STF.
Com informações do portal g1.