Política - -
Família Vital do Rêgo agradece a Adriano Galdino por homenagem com nome do Centro de Convenções de CG
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em vídeo publicado nas redes sociais nessa quarta-feira (21), a ex-senadora Nilda Gondim (MDB-PB), em nome da família, manifestou gratidão ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), por ter proposto a lei que batizou o Centro de Convenções de Campina Grande com o nome do ex-deputado Vital do Rêgo. A primeira etapa do equipamento foi inaugurada no mesmo dia pelo governador João Azevêdo (PSB). A homenagem póstuma ao político paraibano foi formalizada por meio de lei de indicação de autoria de Galdino.

Centro de Convenções de Campina Grande Antônio Vital do Rêgo (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Vital do Rêgo, que faleceu em 2010, foi casado com Nilda Gondim e da união nasceram o ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho; o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e médica pediatra Rachel Gondim Vital do Rêgo Freire. Nilda Gondim representou Veneziano na solenidade, que está em missão oficial do Senado no Japão e não pôde comparecer ao evento.

Veja também
Demitido por Lula após o 8 de janeiro, general Júlio Cesar de Arruda será ouvido pelo STF

“Fico muito feliz por estar aqui, pelo fato do Centro de Convenções ter o nome de Vital do Rêgo, uma homenagem que foi prestada a ele pela Assembleia Legislativa, através de projeto do presidente Adriano Galdino. Tudo isso para nós é engrandecedor, é ver o nome de Vital ser levado a toda Campina Grande, que é grande acima de tudo. Enfim, ficamos muito felizes e agradecidos pela homenagem a Vital, que já era reconhecido nacionalmente e agora é eternizado em Campina dando nome ao Centro de Convenções”, disse.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, afirmou que a homenagem a Vital do Rêgo é extremamente justa, pois ele foi um dos principais políticos e advogados, não só de Campina Grande, mas de toda a Paraíba, sendo reconhecido nacionalmente pela sua oratória envolvente e inconfundível.

Centro de Convenções de Campina Grande

Nesta primeira etapa do equipamento foi entregue o Pavilhão de Feiras e Congressos, além da área externa. No total, a obra recebe investimento de R$ 138,5 milhões e contará com um grande espaço para feiras, auditório, heliponto, Praça das Bandeiras e estacionamento com 624 vagas, sendo 25 vagas para ônibus, 32 vagas para cargas/serviços, 12 vagas para pessoas com deficiência (PcD), 13 vagas para idosos e 542 vagas para o público em geral.

A área do centro de eventos, feira e exposição tem um amplo espaço, com 12.679,45 m². O auditório será o maior da cidade, com uma capacidade para 1.900 pessoas em uma área de 5.188,73 m². No total, o equipamento tem uma área construída de 17.956,28 m².

O homenageado

Nascido em 21 de Maio de 1935, Vital do Rêgo era nacionalmente conhecido, sendo, durante muitos anos, o principal nome do Tribunal do Júri paraibano, além de se destacar como professor de Direito Penal. Foi presidente municipal do PMDB de Campina Grande, partido ao qual se filiou ainda em 2009. Teve vibrante trajetória política, na condição de deputado federal e estadual, além de ter disputado a Prefeitura Municipal de Campina Grande em duas ocasiões.

Vital do Rêgo foi deputado estadual de 1959 a 1963 pelo PSD; deputado federal de 1963 a 1967 pela UDN; e de 1967 a 1969 pela Arena. Foi cassado pela ditadura militar, instalada no Brasil em 1964, tendo voltado a disputar um cargo eletivo só em 1982, em memorável disputa com Ronaldo Cunha Lima, pela prefeitura de Campina Grande. Também foi eleito deputado federal de 1991 a 1995, pelo PDT.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: