Neste domingo (6), mais de 60 mil filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba poderão escolher, por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), as novas lideranças do partido em âmbito municipal, estadual e nacional. O pleito, que ocorre em todo o Brasil, acontece das 9h às 17h e vai influenciar a estratégia da legenda para os próximos anos, incluindo a preparação para as eleições de 2026. O PT possui cerca de 2,9 milhões de filiados em todo o Brasil.
O PT é o único partido do Brasil que faz uma eleição direta para eleger suas direções. O atual presidente da legenda na Paraíba, Jackson Macêdo, defende que o partido precisa estar unificado para derrotar a extrema direita em 2026. “Será a eleição mais difícil da nossa vida porque nós vamos enfrentar, além de um fascismo, o neofascismo, liderado pelo bolsonarismo aqui no Brasil, vamos enfrentar uma direita conservadora, liderada pelo governador de São Paulo”, disse o dirigente.
Veja também
Moraes suspende decretos sobre IOF e marca audiência conciliatória
Na Paraíba, vão disputar a presidência estadual os candidatos Ari França, Carlinhos Guedes, Cida Ramos e Luizinho. As chapas estaduais são 6 ao total: “O PT é dos Petistas”, “Esquerda Socialista”, “Somos Todos PT em Movimento PB”, “Por um Partido Forte e uma Paraíba Justa – CNB”, “Construindo um novo Brasil – Cida presidenta”, “PT pela Base: Esperançar é o Caminho, com Lula 2026!”.
Outros 139 candidatos disputam a presidência municipal em 107 diretórios e 13 comissões provisórias pela Paraíba. Ao todo, 144 chapas municipais estão registradas. O voto é permitido a filiados com registro no Sistema de Filiação (Sisfil) até 28 de fevereiro de 2025, desde que não tenham sofrido impugnação conforme as normas do partido.
Em João Pessoa, dois nomes concorrem à presidência municipal: Nino Vilar e Feitosa. Os eleitores terão cinco opções de chapas: “Virar à Esquerda Refazendo com Democracia o PT”, “Petistas Socialistas”, “PT em Movimento”, “Derrotar a Extrema Direita e Avançar CNB” e “Construindo um Novo Brasil PT Unido e Forte”. A votação ocorrerá no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde 13.420 filiados estão aptos a participar.
Em Campina Grande, a disputa tem três candidatos: Alan Gomes, Mauro Plácido Ribeiro e Pedro Netho. As chapas em disputa são “PT de Campina Forte”, “Começar de Novo Construir Um Novo Tempo”, “Estrela dos Nossos Sonhos e Lutas”, “Novos Tempos” e “Sem Medo de Ser Feliz”. O local de votação será o Centro Artístico e Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e 5.105 filiados estão aptos para participar da votação.
Fonte: Assessoria de imprensa