Na tarde desta segunda-feira (7), o presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Jackson Macêdo, anunciou o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED) da legenda. “Realizamos o maior PED da história desse partido, com quase 8.500 filiados participando do processo em toda Paraíba e foi uma grande vitória para o nosso partido, uma festa muito bonita da democracia”, disse o presidente Estadual do partido, Jackson Macêdo.
Na Paraíba, Edinho ganhou para presidente nacional com 4.486 votos, o equivalente a 56,38%. Foram 353 votos brancos, 118 votos nulos, e 8.428 votantes.
“Para presidente nacional com 419 votos, que equivale a 5,27%, o companheiro Valter Pomar. Com 1.380 votos, que equivale a 17,34%, o companheiro Romênio Pereira. Com 1.672 votos, que equivale a 21,01%, o companheiro Rui Falcão”, disse o dirigente.
Leia também
PT da Paraíba confirma vitória no 1º turno de Cida Ramos para presidente do diretório estadual
Para a presidente estadual, Arimatéia França ficou com 14,79%, que equivale a 1.188 votos. Com 15,91%, que equivale a 1.778 votos, o companheiro Luizinho. Com 15,95%, que equivale a 1.281 votos, o companheiro Carlinhos Guedes.
Vencedora da eleição no primeiro turno com 53,35%, que equivale a 4.284 votos, a deputada Cida Ramos se tornou a próxima presidenta do PT. Foram 257 votos brancos, 140 votos nulos e um total de 4.284 votos.
O PED permitiu aos filiados escolherem, por voto direto e secreto, quem comandará o partido pelos próximos anos. As eleições aconteceram nos níveis municipal, estadual e nacional, e definem a composição de diretórios, executivas e delegados para instâncias partidárias. Esse mecanismo consolida a tradição democrática do PT, garantindo que a base do partido tenha participação ativa na definição de suas lideranças e rumos políticos.
A cantora e compositora Vó Mera, de 90 anos, compareceu à votação no último domingo (6). Para a mestra cirandeira, filiada ao PT há cerca de três décadas, a escolha dos dirigentes por meio das eleições internas da legenda é um exercício democrático que ela faz questão de participar.
“Eu dou muito valor em vir votar, eu dou muito valor ao meu PT porque a gente vê fundamento. A gente vê trabalho, a gente vê fundamento. A gente vê o que é que o PT faz. E por isso que eu estou aqui. Eu ia viajar hoje, não fui. Para vir votar, porque nosso PT é PT. Ele trabalha, né? Ele nos ajuda. E é por isso que eu estou aqui. Dou maior valor à nossa democracia”, disse a cantora.
A filiada Cristiane Leal, de 26 anos, filiou-se ao partido neste ano. “Eu acho que de todas as opções, o PT é o que se enquadra mais com o meu posicionamento político”, disse a militante. Cristiane considera importante ter o poder de escolher os dirigentes do partido. ”Principalmente eu como mulher. A gente lutou bastante por isso, então eu como mulher negra, eu me sinto no direito de votar e exercer isso”, disse a filiada.
Fonte: Assessoria de imprensa