O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), realizou nesta terça-feira (15) uma visita à casa onde nasceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O histórico imóvel, situado em Caetés – antigo distrito de Garanhuns, no Agreste Pernambucano – representa um marco da trajetória política e da resistência brasileira.
Durante a visita, o parlamentar paraibano, que estava acompanhado da prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, enfatizou a importância do legado do chefe do Executivo nacional. O local simboliza as origens humildes do presidente e sua ascensão à mais alta posição do país, constituindo-se como referência histórica para o Brasil.
Leia também
Eduardo Bolsonaro ataca Tarcísio e acusa governador de “subserviência servil às elites”
“Eu vivi um momento especial e muito simbólico. É um casebre de taipa, com pouco mais de 20m², chão de terra batida, sem banheiro e com apenas duas janelas, mas cheio de história, resistência e esperança”, destacou Adriano.
O parlamentar ressaltou a importância de revisitar as origens do presidente do Brasil. “Relembrar essa trajetória é um lembrete de que é possível vencer a fome, a seca e a desigualdade com coragem, fé e luta. Que o exemplo dele nos inspire a nunca a baixar a cabeça e seguir firmes na construção de um país melhor para todos”.
Lula viveu até os quatro anos de idade na zona rural de Caetés. A casa em que ele nasceu era uma meia-água construída com estuque, sendo que seu chão era de terra. Possuía um quarto e uma sala. Não havia banheiro, de modo que os banhos ocorriam em açudes que se localizavam de seis a oito quilômetros de distância.
Fonte: Assessoria de imprensa